CEO da ByteDance: objetivo de Trump é acabar com o TikTok

Em mensagem aos colaboradores, o cofundador da empresa criticou as investigações em torno do aplicativo chinesa

Author Photo
12:04 pm - 05 de agosto de 2020
ByteDance TikTok NY, USA - DECEMBER 5, 2019: Tiktok application in playmarket on samsung smartphone screen on yellow background. TikTok is a popular video-sharing social networking service owned by ByteDance

A chinesa ByteDance e o seu aplicativo mais famoso, o TikTok, são os assuntos do momento nos Estados Unidos. Enquanto a Microsoft se envolveu na questão para negociar a compra do app em terras norte-americanas, o CEO da ByteDance criticou as investigações do governo aos negócios da companhia e acredita que o objetivo de Donald Trump é acabar com o TikTok.

Atualmente, a companhia chinesa enfrenta uma investigação nos EUA por conta da compra da Musical.ly. O aplicativo é uma espécie de prévia do que viria a ser o TikTok. A transação aconteceu em 2017. Segundo o fundador e bilionário Zhang Yiming, as acusações de que empresa compartilha dados de seus usuários com o regime de Pequim são infundadas.

De acordo com informações da agência de notícias Bloomberg, o fundador da ByteDance teria enviado um comunicado aos seus colaboradores explicando que as pressões sofridas pela companhia não são razoáveis, incluindo a ideia de ser forçada a vender operações para a Microsoft.

A rede social chinesa foi o aplicativo mais baixado durante o primeiro semestre de 2020 e vem ganhando seguidores durante a pandemia. Na mira das autoridades dos EUA, as lideranças de ByteDance e TikTok subiram o tom em suas críticas nas últimas semanas, em especial, com relação ao governo norte-americano e ao concorrente Facebook.

“Mas, este não é o objetivo deles ou mesmo o que eles querem. O objetivo real é alcançar uma proibição abrangente [do TikTok]”, acusa Zhang. Além disso, a polêmica é só mais um capítulo da longa disputa política e comercial entre EUA e China.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.