Centro da 4ª Revolução Industrial em SP tem Qualcomm como interessada

Primeiras empresas associadas ao Centro da 4ª Revolução Industrial foram anunciadas; projeto deve abrir portas em maio

Author Photo
4:14 pm - 23 de janeiro de 2020

Em participação no Fórum Econômico Mundial (WEF), o Governador de São Paulo João Doria anunciou que as empresas Bracell e AstraZeneca serão as primeiras associadas ao Centro Afiliado da 4ª Revolução Industrial.

O centro será criado em parceria entre Governo de São Paulo e o Fórum Econômico Mundial (WEF). Seu anúncio já havia acontecido em agosto de 2019.

Na ocasião, participaram Patricia Ellen (Desenvolvimento Econômico) e Julio Serson (Relações Internacionais). O evento acontece em Davos, na Suíça, e já traz promessas de investimentos de empresas como a Apple.

O centro será o oitavo do mundo e será localizado em São Paulo, no campus do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT). Ele faz parte do projeto CITI (Centro Internacional de Tecnologia e Inovação), que visa criar o ‘Vale do Silício brasileiro’ e tornar SP referência em ciência, tecnologia e inovação.

“A quarta revolução industrial é um passo para o futuro, gerando empregos, fortalecendo o empreendedorismo e colocando São Paulo na plataforma mundial”, disse Doria.

Em nota, o Governo do Estado reforça seu comprometimento com a 4ª Revolução Industrial no Brasil. O centro será inaugurado em maio deste ano, durante o Fórum Econômico Mundial para a América Latina.

Murat Sönmez, Diretor do Centro da 4ª Revolução Industrial do Fórum Econômico Mundial, reforça que o País é visto como modelo para a região por ser a maior economia. “Estamos ansiosos para acelerar o impacto das tecnologias da 4ª Revolução Industrial para que muitos possam se beneficiar”, disse.

De acordo com Ellen, a iniciativa “coloca São Paulo e o Brasil na fronteira da governança global de novas tecnologias.” Também foi informado que a Qualcomm está trabalhando com o Fórum Econômico Mundial para apoiar o centro.

Neste momento, o centro atuará com marcos regulatórios e políticas públicas para apoiar a implementação dos seguintes temas:

  • Políticas de dados
  • Internet das Coisas
  • Cidades inteligentes
  • Robótica
  • Inteligência artificial
  • Blockchain

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.