Notícias

Celular é dispositivo mais usado por brasileiros para acesso à internet

A proporção de usuários de Internet no Brasil cresceu seis pontos percentuais no último ano, passando de 61% para 67% entre 2016 e 2017, segundo a pesquisa TIC Domicílios 2017, do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br).

Conforme a 13ª edição do levantamento, que foi divulgada nesta terça-feira, 24/7, por meio do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), um total de 120,7 milhões de brasileiros acessam à web, sendo que a proporção nas áreas urbanas é de 71%. A maioria dessas pessoas (87%) usa a Internet todos os dias ou quase todos os dias.

Celular

O celular é o dispositivo mais usado na hora de se conectar, citado por 96% dos entrevistados. A pesquisa também revela um aumento no número de usuários que utilizam a TV para acessar à Internet, que passou de 7% para 22% entre 2014 e 2018.

É importante destacar também que 58,7 milhões de brasileiros acessam a Internet apenas via telefone celular, conforme o levantamento. Essa é a primeira vez na série histórica do estudo que o acesso apenas via celular superou o número de pessoas que combinam celular e PC, com 49% contra 47%.

Fator socioeconômico

O uso exclusivo de Internet pelo celular é mais comum entre os usuários com renda menor, chegando a 80% nas classes D e E, e também em áreas rurais, com 72%. “No Brasil, 33 milhões de usuários com renda mensal de até dois salários mínimos utilizam a Internet exclusivamente pelo celular, enquanto o uso simultâneo incluindo o computador foi realizado por 88% dos usuários da classe A. O fator socioeconômico é preponderante”, explica Alexandre Barbosa, gerente do Cetic.br (Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação, do NIC.br.

Principais usos

Enviar mensagens (90%) e acessar redes sociais (77%) ainda continuam como as atividades mais populares entre os brasileiros durante o uso da Internet. Vale citar ainda um crescimento no acesso de conteúdos audiovisuais, com 71% dos entrevistados afirmando assistir a vídeos ou ouvir músicas on-line.

Metodologia

A edição 2017 da TIC Domicílios realizou entrevistas em mais de 23 mil domicílios em todo o país entre novembro de 2017 e maio de 2018 com o objetivo de medir o uso das tecnologias da informação e da comunicação nos domicílios, o acesso individual a computadores e à Internet, atividades desenvolvidas na rede, entre outros indicadores.

Recent Posts

Biden investe US$ 285 mi em projeto de gêmeos digitais para semicondutores nos EUA

O Governo Biden anunciou, nesta segunda-feira (6), que o programa CHIPS for America destinará cerca…

11 horas ago

Gartner: as 4 principais tendências de Data & Analytics para 2024

Nem só de inteligência artificial vivem os executivos de TI das empresas. Sabendo disso, o…

15 horas ago

Tecnologias exponenciais: como elas se aplicam ao seu negócio

As tecnologias exponenciais são aquelas que demonstram rápido desenvolvimento, apresentando um potencial de transformação imenso…

16 horas ago

Rio Grande do Sul: operadoras de telefonia liberam internet grátis

As operadoras de telefonia Claro, TIM e Vivo tomaram a iniciativa de liberar o acesso…

17 horas ago

Nascidos na era verde: como contratar e reter essa geração?

Durante o IT Forum Trancoso 2024, executivos discutiram as estratégias para contratar e reter a…

18 horas ago

Entre healthtechs brasileiras, 89 aplicam inteligência artificial

As startups ativas do setor de saúde – ou healthtechs – alcançaram o número de…

19 horas ago