Cellebrite e Interpol selam parceria para combater cibercrime

Author Photo
2:44 pm - 12 de abril de 2016
A Interpol e a Cellebrite assinam acordo para que a segunda forneça apoio adicional e contínuo aos esforços globais no combate ao cibercrime. 
O contrato com a Cellebrite prevê o fornecimento de equipamentos forense digital e serviços de treinamento ao Complexo Global de Inovação Interpol (IGCI) pelo período de três anos.
Os equipamentos serão utilizados pelo laboratório Forense Digital na sede da IGCI e também em campo e dará apoio aos países membros na coleta, proteção e apresentação de evidências digitais.
A tecnologia da Cellebrite já havia sido utilizada outra vez, durante a operação on-line Strikeback de segmentação de redes “sextortion” nas Filipinas, em maio de 2014. Na época, a Polícia Nacional do país utilizou a ferramenta UFED para a recuperação de evidências e contribuiu para a detenção de 58 envolvidos no caso. A operação foi coordenada pela Interpol.
A tecnologia Cellebrite também será usada em cursos de formação orientada para o apoio de profissionais que trabalham para elucidações de crimes forenses dentro da incorporação de dados digitais em investigações e procedimentos legais.
Segundo Noboru Nakatani, diretor executivo do IGCI, o acordo era parte do compromisso contínuo da Interpol de trabalhar para o setor privado. “Atualmente, as ameaças digitais são cada vez maiores e isso requer cooperação em todos os setores, e o nosso acordo com a Cellebrite vai ajudar a garantir que países membros possam se beneficiar das soluções digitais forenses quando e onde for necessário”, conclui o executivo.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.