Case IH lança Fazenda Conectada com 4G da TIM no Mato Grosso

Propriedade rural em Água Boa-MT recebe conexão 4G da operadora para conectar máquinas e soluções digitais para o agronegócio

Author Photo
12:20 pm - 02 de setembro de 2021
agronegócio Adobe Stock

A Case IH, marca da CNH Industrial, apresenta a Fazenda Conectada, localizada em Água Boa, cidade referência na produção de soja no Mato Grosso. O espaço recebeu conexão 4G da TIM para ser equipada com as soluções avançadas da empresa e conectar máquinas. O projeto será monitorado pelo AFS Connect Center, o novo centro de monitoramento da marca, instalado na fábrica de Sorocaba (SP) e em concessionárias da Rede Case IH.

A proposta é mostrar como a conectividade rural pode alavancar a produtividade no campo. De acordo com Christian Gonzalez, vice-presidente da Case IH para a América Latina, as tecnologias para o agronegócio da empresa, como máquinas baseadas em machine learning e soluções que usam big data e analytics serão implementados na propriedade de mais de 3 mil hectares.

Para tanto, a TIM instalou duas antenas 4G LTE da TIM em frequência de 700MHz, uma na fazenda e no centro de Água Boa. Com isso, a operadora expande a conectividade em áreas agrícolas por meio da iniciativa 4G TIM no Campo, que já levou conectividade a mais de 6 milhões de hectares pelo país.

Leia mais: Investimentos governamentais em TI avançarão 6,5% em 2022, prevê Gartner

“A parceria com a Case IH na Fazenda Conectada será importante para testarmos a expansão de projetos de conectividade para as demais regiões do país”, declara Paulo Humberto Gouvea, head de soluções corporativas da TIM.

Os tratores Magnum e Steiger AFS Connect, lançados neste ano pela Case IH, são exemplos dessa nova era de equipamentos com conectividade. Com o sistema AFS Connect embarcado de fábrica, são equipados com novo monitor, nova arquitetura eletrônica, sistema operacional, receptor e hardware totalmente redesenhado que permite a visualização remota e recursos de suporte à distância.

Além das máquinas conectadas, a companhia implementará na fazenda soluções da AgXtend, marca da CNH Industrial que oferece tecnologias para todas as etapas do ciclo da cultura. Já o portal AFS Connect centraliza todas as informações da frota, da propriedade e os dados agronômicos em uma única plataforma.

“Com a conectividade, todas as máquinas e soluções avançadas da Case IH, o produtor se beneficia com o aumento da produtividade, assim como da capacidade de produção; há também a redução do consumo de água, a eficiência na logística e no armazenamento de estoque, melhoria da mão de obra e aumento da segurança da propriedade”, destacou Rodrigo Alandia, gerente de Marketing de Produto da Case IH para América Latina.

Segundo ele, as soluções também permitem aumentar o retorno sobre o investimento, otimizar custos, reduzir custos de insumos e despesas gerais, além de aumentar a eficiência de dados.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.