Case de sucesso no empreendedorismo brasileiro, Senior completa 30 anos

Companhia enfrenta o desafio de crescer e se manter na liderança em tempos de transformação digital

Author Photo
12:21 pm - 04 de maio de 2018
Axians

Referência em tecnologia para gestão no Brasil, a Senior comemora seus 30 anos de mercado com grandes realizações. Fundada em 2 de maio de 1988, a companhia credita seu sucesso aos investimentos em inovação, gestão colaborativa, governança e em muita pesquisa e desenvolvimento.

Do primeiro produto criado às soluções integradas de alto valor agregado, a Senior segue na vanguarda da tecnologia. Só para se ter uma ideia, a Senior estreou no mercado com um sistema de RH que hoje é responsável pelo processamento de 6 milhões de Folhas de Pagamento em um universo de 40 a 45 milhões de brasileiros CLT, representando entre 15 e 20% de toda a folha de pagamento do País.

“Nosso olhar está voltado à experiência, à indústria 4.0, à produtividade por meio das fábricas inteligentes e às boas práticas de gestão de pessoas apoiadas em soluções tecnológicas que promovem a transformação digital desde recursos humanos até os negócios”, afirma o CEO da Senior, Carlênio Castelo Branco.

A companhia afirma ter um dos mais completos portfólios para alta performance, oferecendo soluções em Gestão Empresarial, Logística, Gestão de Pessoas, de Relacionamento com Clientes, de Supermercados e Gestão de Acesso e Segurança. São mais de 100 mil contratos ativos em empresas de diversos portes e segmentos. A Senior oferece tanto consultorias como sistemas integrados que apoiam seus clientes na otimização de processos e modelos de negócios, inovação e produtividade, simplificando a tomada de decisão e impulsionando a gestão.

Dentre as estratégias que têm contribuído para que a empresa mantenha sua escala de crescimento sempre na casa dos dois dígitos, Castelo Branco elenca a constante renovação e atualização do portfólio, as aquisições e os investimentos realizados nos últimos anos (de 2011 para cá, foram 11 no total), e a ampliação e o fortalecimento da marca no território nacional.

“Nossos próximos passos incluem a criação de uma nova diretoria, chamada de Novos Negócios, que deverá ser anunciada em breve e será responsável por tratar das aquisições que faremos, assim como do investimento em startups, que passará por uma grande evolução. Além disso, também estamos trabalhando em nosso processo de internacionalização”, anuncia.

Somente nestes primeiros meses do ano, a Senior já contabilizou grandes conquistas: acabou de ser certificada pelo Great Place to Work (GPTW) como um excelente lugar para se trabalhar, resultado da suas boas práticas e incentivo à diversidade de talentos; ficou classificada entre as empresas Top5 de RH pela 16ª vez, como das cinco marcas mais lembradas na categoria Tecnologia para gestão de RH de acordo com a Fênix Editora, responsável pela premiação – maior e mais respeitada do setor; e recebeu a premiação internacional IBM Beacon Awards pelo projeto de sua assistente virtual Sara (em inglês Senior Automated and Responsive Agent) na recém-lançada senior X Platform, plataforma que potencializa a experiência do usuário ao integrar todas as soluções da Senior (e de seus parceiros) em uma única interface, fornecendo aumento de produtividade, agilidade e competitividade.

A concepção da assistente Sara foi considerada inovadora e de alto valor agregado por incorporar uma solução de chatbot cognitivo em um sistema corporativo. “Este reconhecimento destaca o excepcional trabalho da Senior em gerar valor de negócios ao entregar uma solução com tecnologia mundial incorporada a uma solução corporativa que revoluciona a experiência”, comemora Castelo Branco.

A empresa comemora seus 30 anos dentro de um cenário positivo, com crescimento de 11% no último ano, somando R$ 283,4 milhões em receita em 2017, mais que o dobro dos R$ 141,3 milhões registrados em 2013. “Somente nos próximos três anos, pretendemos alcançar o mesmo valor que já alcançamos em receita ao longo dos últimos 30 anos”, afirma o CEO Carlênio, lançando um desafio. “E vamos conseguir”, confia.

A Senior soube desde o início capitalizar o que o momento histórico exigia, com a transição dos processos gerenciais e da mudança dos modelos de negócios. “Temos bases sólidas e muita competência. Agora vamos atrás dos resultados”, diz.

Por que “Senior”?

“A Senior recebeu esse nome para mostrar que já nascia como uma empresa séria e madura”, relembra o sócio-fundador Jorge Cenci que, junto aos outros dois sócios fundadores, Guido Heinzen e Nésio Roskowski, faz parte atualmente do Conselho de Administração da companhia. De acordo com o executivo, a prestação de serviços altamente eficiente sempre com o foco do cliente, permitiu à companhia ampliar sua presença no País e alicerçar seu crescimento sólido.

Com um modelo exemplar de sucessão, apoiado por uma governança muito bem implementada, a Senior tem como CEO o executivo Carlênio Castelo Branco há seis anos. “Acreditamos nas pessoas, na inovação, na colaboração e no conhecimento. A qualidade de nossas soluções é resultado da qualidade dos profissionais que fazem parte do nosso time. Por isso, a Senior está atenta aos talentos que ousam, buscam desafios e dominam novas áreas de conhecimento”, afirma.

Atualmente, a companhia conta com aproximadamente 1300 colaboradores distribuídos entre a sede (Blumenau/SC), filiais, escritórios e unidades de negócios – que somam 20 espaços próprios –, além de mais de 150 consultores e cerca de 100 canais de distribuição em todo Brasil. Seus principais campos de atuação estão no agronegócio, manufatura, varejo, logística, serviços e governo.

Números da Senior
– R$ 283,4 milhões de receita bruta gerada em 2017
– 11% de crescimento
– R$ 51,9 milhões EBITDA (Lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização)
– R$ 166 milhões investidos em PDI (Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação) nos últimos 4 anos

+ senior.com.br

Certificada como Great Place to Work® 2018, a Senior acredita na inovação, na colaboração, no conhecimento e na diversidade de talentos. Referência nacional em tecnologia para gestão, a companhia tem um dos mais completos portfólios para alta performance, oferecendo soluções em Gestão Empresarial, Logística, Gestão de Pessoas, de Relacionamento com Clientes, de Supermercados e Gestão de Acesso e Segurança. São mais de 100 mil contratos ativos em empresas de diversos portes e segmentos.

A companhia oferece tanto consultorias como sistemas integrados que apoiam seus clientes na otimização de processos e modelos de negócios, inovação e produtividade, simplificando a tomada de decisão e impulsionando a gestão.

São aproximadamente 1,3 mil colaboradores distribuídos entre a sede (Blumenau/SC), filiais, escritórios e unidades de negócios, além de mais de 150 consultores e cerca de 100 canais de distribuição em todo Brasil.

 

Tags:

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.