Carros conectados à nuvem: os planos da Qualcomm para o setor automotivo

Companhia anunciou lançamentos para avançar carros conectados; 20 montadoras adotam plataforma Snapdragon Automotive para painéis digitais

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4:52 pm - 27 de janeiro de 2021
Foto: Reprodução/Qualcomm Technologies

A indústria automotiva e o ecossistema que busca digitalizá-la tem planos ambiciosos para tornar o carro a próxima grande plataforma de computação e conectividade. Nessa terça-feira (26), a Qualcomm Technologies anunciou novidades de sua divisão Automotive Qualcomm Autobusiness que ampliam a parceria com montadoras e avançam a tecnologia para painéis conectados. Neste roadmap, a quinta geração de telefonia móvel, o 5G, desempenha grande papel para conectar veículos à nuvem.

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Cristiano Amon, presidente da Qualcomm Technologies, destacou durante o evento “Automotive Redefined: Technology Showcase”, realizado virtualmente nesta semana, que o ecossistema por trás do 5G irá gerar até o ano de 2035, mais de US$ 13 trilhões em atividades econômicas. Os dados são de um estudo de 2019 da IHS Markit feito a pedido da Qualcomm. “É uma oportunidade incrível para a economia global e principalmente para momentos de recuperação econômica”, disse Amon ao referenciar a pandemia de covid-19.

E nesta estimativa generosa para o 5G se encontram os carros conectados e autônomos. “Um dos dispositivos que tem sido transformado é o automóvel. A indústria tem se desenvolvido em um ritmo incrível”, disse Amon. Se o setor vinha se adaptando para entregar conectividade a partir do painel de veículos, agora, com o 5G e o avanço da edge computing, espera-se que os carros se tornem essa grande interface de computação e, claro, destravem novos modelos e oportunidades de negócio.

“A era do 5G não é sobre só conectar todos, mas tudo conectado a nuvem 100% do tempo”, reforçou Amon. “E da mesma forma que o 4G democratizou o acesso à Internet, o 5G irá democratizar a computação para nuvem e daremos à Inteligência Artificial propósito e escala”, acrescentou.

Uma indústria em adaptação

Não é de hoje que as montadoras têm quebrado a cabeça para atualizar uma invenção com mais de 130 anos. Com estudos de tendência de mercado apontando que novas gerações priorizam o serviço sobre a propriedade do automóvel, como a indústria agregará valor para novos consumidores? “Nós vamos mudar fundamentalmente a forma como pensamos sobre o core business da indústria. Como pensamos a experiência do consumidor e suas expectativas no futuro. Expectativas de acesso e imersão que vieram da experiência com nossos smartphones. Essas serão traduzidas no que será a nova experiência atrás do volante”, descreveu Amon.

De olho nessa indústria emergente, a Qualcomm Technologies, por meio de sua divisão Automotive Business, anunciou novidades que buscam avançá-la. A companhia revelou a expansão do seu portfólio Snapdragon Ride Platform com o lançamento de soluções System on chip (SoCs) desenhadas para entregar distintos níveis de autonomia para automóveis.

Segundo a Qualcomm, tais SoCs atendem à complexidade crescente da arquitetura elétrica e eletrônica da indústria automotiva. Da mesma forma, servem como hub central para computação de alto desempenho, visão computacional, Inteligência Artificial e processamento multissensor – capacidades essenciais para uma visão holística dos carros autônomos.

Nesses sistemas, explica a fabricante, há recursos integrados à Qualcomm Car to Cloud Soft SKU. Essa integração dá às fabricantes a flexibilidade de atualizar recursos e capacidades mesmo após um veículo sair da concessionária. Essas atualizações over-the-air (OTA) dão ao proprietário do veículo a possibilidade de receber novidades constantes do sistema, incluindo, recursos redundantes de segurança, garante a Qualcomm, esticando-se ao longo do ciclo de vida do veículo.

A estrutura programável do Snapdragon Ride também é aberta, o que permite aos fabricantes personalizar a plataforma para os requisitos que lhes convêm, incluindo percpeção de câmera, fusão de sensores, política de direção e estacionamento automatizado.

“O portfólio Snapdragon Ride Platform acelera a implantação de ADAS [acrônimo para Advanced Driving Assistance Systems] e tecnologia autônoma para montadoras que podem ser personalizadas e dimensionadas em todos os segmentos de veículos”, disse Nakul Duggal, vice-presidente sênior e General Manager da divisão Autobusiness da Qualcomm.

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Nakul Duggal, SVP e General Manager da divisão Qualcomm Automotive 

Expansão de parcerias

Parte importante na experiência das novas gerações de carros são os painéis digitais ou os chamados digital cockpits. A terceira geração do Snapdragon Automotive Cockpit Platform, que alimenta essas experiências digitais nos bastidores, se mostrou popular na adoção da indústria. Vinte das 25 maiores montadoras globais firmaram contratos com a Qualcomm para utilizarem a plataforma, um pipeline de pedidos que ultrapassam os US$ 8 bilhões, segundo a Qualcomm. Carros que se baseiam nessa terceira geração do Snapdragon Automotive serão comercializados ainda neste ano.

Além das montadoras, gigantes em tecnologia como LG, Google, Panasonic e Amazon, também são parceiras para avançar a experiência de interfaces digitais usando a 3ª Geração da plataforma. A companhia aproveitou o evento para também introduzir a 4ª Geração do Snapdragon Automotive Cockpit Platforms. O chip em questão usa tecnologia 5nm. Segundo a Qualcomm, a novidade foi desenhada para oferecer escalabilidade e flexibilidade de software com suporte para sistemas operacionais em tempo real.

 

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