Capitais brasileiras ganham domínio próprio “.br” para páginas de internet locais

Author Photo
7:04 pm - 08 de junho de 2017

O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), responsável, entre outras atribuições, pelo registro de domínios “.br”, anunciou que três capitais brasileiras agora poderão ter domínio próprio em páginas de internet locais. As primeiras cidades são João Pessoa (PB), Florianópolis (SC) e Porto Alegre (RS).

O “jampa.br”, da capital da Paraíba, passa a valer a partir do meio-dia desta quinta-feira (8). Em seguida, será a vez de “floripa.br”, a partir da segunda-feira (12), e “poa.br”, na próxima quarta-feira (14).

Para definir a denominação personalizada dos endereços, o NIC.br deu início a uma campanha de votação, em maio deste ano, para que cidades com mais de 500 mil habitantes escolhessem o próprio domínio.

“O NIC, braço operacional do CGI [Comitê Gestor da Internet], que é coordenado pelo MCTIC, iniciou nesta semana os testes da regionalização dos domínios na internet brasileira, o que permitirá o registro relacionado a cidades onde as empresas ou instituições estejam instaladas. Essa iniciativa permite a identificação do empreendimento com sua localização física e reforça a identidade local”, afirmou o secretário de Política de Informática do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Maximiliano Martinhão.

Em todo o país, outros 43 municípios estão participando da iniciativa e mais de 5 mil sugestões foram enviadas ao NIC.br. A votação pode ser feita e acompanhada nesta página (cidades.registro.nic.br).

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.