Canvas anuncia nova integração com Google para aprimorar ensino on-line

Author Photo
1:00 pm - 14 de fevereiro de 2017

A Canvas LMS, o ambiente virtual de aprendizagem de código aberto e na nuvem, da Instructure, apresenta novidades na integração com as ferramentas do Google. Agora é possível a estudantes e professores utilizar os recursos e editar conteúdo na própria plataforma Canvas, evitando interrupções e pausas ao navegar entre abas distintas (tabs) e log-ins.

Como consequência, os usuários podem se beneficiar com um ganho de produtividade e simplificar o seu fluxo de trabalho dentro e fora da sala de aula, ao unir a capacidade de gestão da plataforma Canvas com a gestão de documentos do Google Docs.

“A maioria dos professores com quem trabalhamos já emprega o Google nas suas aulas e deseja utilizar o Canvas e as ferramentas do Google sem idas e vindas entre interfaces. Nossa base de usuários educadores está animada com a integração. Isso facilitará ainda mais o trabalho deles”, comenta Melissa Loble, vice-presidente de Parcerias e Programas da Instructure.

“Vemos o Canvas com um papel de facilitador no dia a dia dos professores, e que os capacita a utilizar o conjunto de apps do Google para Educação (Google Apps for Education), na medida em que simplifica processo e torna a tecnologia invisível. Assim, os professores podem se concentrar no que querem fazer, em vez de como devem fazê-lo. Com a integração, a tecnologia deixa de ser um obstáculo para ser um recurso que apoia professores e alunos no ensino e aprendizagem”, avalia Lars Janér, diretor para a América Latina da Instructure.

A integração inclui muitos pontos de interoperabilidade, tais como:

● Single sign-on (acesso a múltiplos serviços, após o login): Basta um único login para que os usuários se conectem à plataforma Canvas e estejam também logados no Google.

● Vinculação com o Google Drive: Os usuários podem facilmente incorporar documentos do Google Drive em qualquer lugar que utilize o editor de conteúdo do Canvas.

● Atribuições pelo Google Docs: Com essa nova integração, os alunos podem apresentar trabalhos com o Google Docs, e os professores podem usar a mesma ferramenta para passar atividades, fazer anotações diretamente no documento apresentado pelo aluno, e ainda submeter notas no Speedgrader (do Canvas).

● Colaborações do Google Drive: os alunos podem colaborar em atividades e compartilhar trabalhos dentro da plataforma Canvas, utilizando Google Docs, Sheets ou Slides.

● Módulos: Os professores podem incluir o read-only (apenas para leitura) pelo Google Docs em seus módulos.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.