Candidatura para conselho: 5 aspectos que não podem faltar no seu currículo

Seja uma nova versão do seu currículo executivo ou um arquivo profissional, todo candidato ao conselho precisa de documento que se destaque

Author Photo
12:00 pm - 30 de abril de 2020

Conciso, relevante e factual. No entanto, também pessoal, envolvente e polido. De preferência em uma página impressionante. Isso é o que seu currículo deve ser quando ele chegar ao conselho de administração, considerando você para esse lugar aberto. 

“É sobre como você se marca e conta sua história pessoal”, diz Jean Holley, ex-CIO da Brambles e experiente Diretora do Conselho. “Seja sincero sobre quem você é. Você precisa destacar o valor que traria para o conselho”. 

Como membro do conselho nos últimos 14 anos em uma empresa de segurança de dados de capital aberto, Holley preside o comitê de governança e analisa regularmente as listas de candidatos.

Ela também realizou workshops gratuitos de “prontidão para o conselho” para pequenos grupos de executivos em suas redes profissionais em Atlanta, Chicago e São Francisco. 

Em uma dessas oficinas, ela estabeleceu os ingredientes ideais para um currículo no conselho. Ela diz que os candidatos devem: 

  • Explicar seu estilo de liderança: descreva quem você é e que tipo de líder você é; 
  • Destacar habilidades e conhecimentos: explique claramente seus conhecimentos do setor e as áreas de habilidades de maior relevância para um conselho (por exemplo, risco cibernético, transformação de TI, estratégia e operações, experiência em M&A); 
  • Especificar: adapte seu currículo à descrição da posição da diretoria para o assento aberto; 
  • Mergulhar mais fundo em áreas-chave: inclua 1-3 parágrafos adicionais com uma visão geral da experiência profissional relevante;
  • Mostrar que está pronto: destaque qualquer experiência atual ou anterior do conselho (organizações sem fins lucrativos, conselhos privados, associações do setor etc.). 

Aqui está um exemplo de como um ex-CIO que agora faz parte de várias diretorias se apresenta de forma sucinta no topo de seu currículo:

“Experiente Chief Information Officer (CIO) com mais de 30 anos de experiência em liderança de TI, definindo a estratégia geral para a arquitetura corporativa, aplicativos e infraestrutura. Mudou a trajetória da empresa, liderando a transformação completa da TI para se concentrar nos resultados de negócios, governança de classe mundial e colaboração global. CIO para três CEOs altamente talentosos”. 

Currículo, biografia ou ambos? 

Uma tendência recente nas buscas dos conselhos é uma demanda maior por um formato tradicional de currículo, em vez da forma biográfica narrativa, diz Rochelle Campbell, Diretora de Prática de Recrutamento da Associação Nacional de Diretores Corporativos (NACD). “Em um currículo, você precisa demonstrar os dados. Digo a todos que falo que você precisa de ambos: uma boa biografia e um currículo”. 

Annabelle Bexiga, CIO aposentada da Fortune 100 e diretora veterana de conselhos públicos, privados e sem fins lucrativos, fez uso dos recursos de currículo da NACD para simplificar a tarefa de revisar seu currículo executivo.  

“Eles têm um currículo de diretor de amostra e eu reformatei o meu de acordo com isso”, diz ela. “Basicamente, você quer destacar seus conselhos primeiro e depois a experiência profissional”. Que tipo de conhecimento de carreira os conselhos buscam nos currículos dos candidatos? Essa lista varia da experiência de nível C em setores específicos, finanças ou gerenciamento de riscos corporativos, à liderança demonstrada em estratégia, tecnologia da informação, gerenciamento internacional ou governança corporativa. 

Por fim, os conselhos procuram talentos e habilidades específicas para preencher quaisquer lacunas existentes em seus próprios conhecimentos. 

Os possíveis candidatos podem identificar essas lacunas – e melhorar suas próprias chances – examinando as biografias publicadas no fórum. “Digamos que você queira ingressar em um conselho de administração em um determinado setor. Estude esse setor e observe as biografias dos outros membros da diretoria”, recomenda Holley. “Essas biografias serão escritas na cultura dessa empresa e serão consistentes”.  

CV executivo x currículo do conselho 

É mais provável que um currículo de carreira executiva seja cronológico, altamente detalhado e focado nas habilidades. “Os currículos de carreira são realmente sobre quanto dinheiro você ganhará para a organização, o ROI de contratá-lo”, diz Brenda Bernstein, autora de How to Write a Stellar Executive Resume [Como escrever um currículo executivo estelar].  

Os líderes de tecnologia podem demonstrar esses números por meio de resultados de modernizações bem-sucedidas de TI, grandes iniciativas de mudança, como transformações digitais, e exemplos de antes e depois das implementações de tecnologia que aumentaram a eficiência. “Há ROI em todo esse trabalho”, ressalta Bernstein. 

Por outro lado, um currículo do conselho administrativo deve mostrar perspicácia e julgamento de negócios mais amplos em vários domínios. “Os currículos do conselho são mais sucintos”, diz Melanie Steiner, Diretora de Risco da PVH Inc. Ela recentemente ingressou no conselho público da US Ecology. “O meu era um pager, cobrindo o que fiz e onde agreguei valor”. Para prepará-lo, ela coletou e estudou várias biografias do quadro a partir de conexões em sua rede e depois trabalhou com escritores profissionais especializados na criação de documentos de conselho. “No final, é sobre quem você é”. 

Além de demonstrar qualidades de liderança e realizações de negócios, o que mais os candidatos devem enfatizar? “Finanças, finanças, finanças. Esse é o grande problema”, acrescenta Bernstein. Ao trabalhar recentemente com clientes nos documentos de seus conselhos, Bernstein notou que “as pessoas querem mais números em seus currículos”. 

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.