Campanha on-line pós-eleições exibe relatos em defesa de mais mulheres na tecnologia

Ação #MaisMulheresNaTecnologia foca na disseminação de mensagens positivas e no encorajamento de mulheres, que ainda são minoria na área

Author Photo
10:06 am - 30 de outubro de 2018
Mulheres

A PrograMaria, iniciativa para empoderar mulheres com tecnologia e programação, lança a campanha #MaisMulheresNaTecnologia, com o slogan Vamos juntas e vamos em frente!, em alusão ao contexto político e social vivenciado por todos os brasileiros durante o período eleitoral, em que grupos minorizados sentiram o aumento da intolerância e do discurso de ódio, com aumento também de casos de violência Brasil afora.

As mulheres compõem apenas 17% da força de trabalho no mercado brasileiro de TI, segundo dados do PNAD. “Diversas pesquisas já indicaram que mais diversidade é estratégico para empresas, além disso, defendemos que as mulheres sejam melhor representadas entre quem produz soluções tecnológicas”, diz Iana Chan, jornalista e fundadora da PrograMaria.

Engajamento nas redes

A campanha tem como objetivo dar visibilidade à luta pela igualdade de gênero na área, mostrando os desafios e celebrando as conquistas das mulheres. A ideia é usar as redes sociais para multiplicar depoimentos e mensagens relacionadas ao tema, para mobilizar as pessoas a discutirem os desafios das mulheres na tecnologia e também incentivar para que ocupem esses espaços. A iniciativa também convida os homens à participação. Todos podem contribuir com relatos.

A campanha inicia em um período marcado pela propagação de muitos discursos de ódio e incitação da violência, motivados principalmente pelas eleições. “Queremos criar uma enxurrada de mensagens positivas. Vamos continuar lutando para  mostrar que lugar de mulher é e vai continuar sendo onde elas quiserem”, finaliza Iana.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.