Notícias

Cade arquiva processo contra Google no Brasil sobre buscas privilegiadas

O Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) anunciou nesta quarta-feira, 26/6, o arquivamento de um processo administrativo que apurou se o Google teria colocado seu Google Shopping em posição privilegiada dentro dos resultados de seu buscador, que prática violaria a neutralidade do algoritmo.

Conforme o órgão aponta, a investigação foi iniciada após uma denúncia da empresa E-Commerce Media Group Informação e Tecnologia, que alegou que o Google Buscas “estaria inadequadamente privilegiando os seus próprios sites temáticos nos resultados da busca orgânica”.

Mais especificamente, a denunciante aponta que o Google teria beneficiado o seu serviço a partir de 2013, quando decidiu posicionar de maneira fixa os resultados do Google Shopping no topo ou na lateral da página do buscador, por meio de anúncios com imagens – esse modelo é conhecido como Product Listing Ads, ou PLA

A E-commerce também aponta que esses anúncios citados acima seriam incompatíveis com o funcionamento dos comparadores de preços concorrentes, o que configuraria um suposto tratamento discriminatório por parte da gigante de buscas.

No entanto, o relator do caso, conselheiro Mauricio Oscar Bandeira Maia, afirmou que não foi possível verificar manipulação de algoritmos da busca orgânica do Google no mercado brasileiro. Desse modo, aponta ele, a redução de comparadores de preço no mercado brasileiro não tem nexo causal com as práticas comerciais do Google.

Além disso, o relator apontou que não foram confirmadas as condutas de bloqueio de acesso a uma estrutura essencial, venda casada e falta de transparência por parte do Google.

Recent Posts

DM9 e SoulCode anunciam parceria de capacitação em tecnologia

A agência DM9 e a SoulCode Academy anunciaram essa semana uma parceria para capacitar pessoas…

14 horas ago

SoftwareOne cria BU exclusiva para serviços Microsoft no Brasil

A empresa de origem suíça SoftwareOne anunciou recentemente a criação de uma unidade de negócios…

15 horas ago

CEO da Nutanix revela expectativas da parceria com a Dell

Rajiv Ramaswami, presidente e CEO da Nutanix, subiu ao palco do Next*, evento anual da…

17 horas ago

Neuralink fará segundo teste de implante cerebral

A Neuralink, empresa de neurotecnologia de Elon Musk, teve a aprovação da FDA (Agência de…

17 horas ago

Flexibilidade, inovação e compra da VMware pela Broadcom são motores de crescimento da Nutanix

Com as principais prioridades dos CIOs focadas na modernização de aplicações, inteligência artificial (IA), plataformas…

19 horas ago

IBM anuncia plataforma de código aberto no watsonx

Como forma de aumentar seu compromisso com o ecossistema de IA de código aberto, a…

20 horas ago