C++ é a linguagem de programação que mais cresce rapidamente; Java sofre queda

Novo padrão C++ 20 pode ser o responsável por puxar o índice Tiobe no último ano

Author Photo
11:33 am - 11 de setembro de 2020

A linguagem de programação C++ teve altos e baixos em popularidade no índice da TIOBE ao longo dos anos, mas em comparação com seu status em 2019, é agora a linguagem que mais cresce, de acordo com o índice de setembro.

Para seu novo índice da Comunidade de Programação de setembro de 2020, a TIOBE deu ao C++ uma classificação de 7,11%, obtendo um aumento de 1,48% em relação a setembro de 2019, o maior ganho entre todas as linguagens para o mês.

“Em 2003, a linguagem de programação C++ foi uma verdadeira vencedora. Ele atingiu o pico de 17,53% em agosto de 2003, ficando perto do segundo lugar e se tornando o vencedor do prêmio de linguagem de programação de 2003. A partir de então, o C++ foi ladeira abaixo. Depois de 2005, não atingiu mais os 10% e em 2017 atingiu o mínimo histórico de 4,55%. Mas se comparado ao ano passado, C++ é agora a linguagem de crescimento mais rápido do pacote (+ 1,48%)”, de acordo com o relatório assinado por Paul Jansen, CEO da TIOBE Software.

Jansen credita o crescimento da popularidade ao novo padrão C++ 20, sobretudo por causa do novo recurso de módulos que vai substituir o “terrível mecanismo de inclusão”. A linguagem C ++ bate outras linguagens com uma tendência positiva, como R (+ 1,33%) e C # (+ 1,18%). Por outro lado, o Java está com problemas reais.

A popularidade do Java, entretanto, está afundando, com a linguagem caindo 3,18% desde setembro de 2019, a maior queda no índice deste mês. Mas mesmo com o declínio, Java permanece em segundo lugar, atrás de C, embora à frente de Python, C++, C #, Visual Basic, JavaScript, PHP, R e SQL.

O índice não é um reflexo das melhores linguagens de programação ou daquelas que têm mais linhas de código. As classificações são baseadas no número de engenheiros qualificados, cursos e fornecedores terceirizados focados em um idioma específico, bem como nos resultados de mecanismos de pesquisa populares como Google, Bing, Yahoo, Wikipedia, Amazon, YouTube e Baidu.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.