Buser recebe aporte de R$ 700 milhões e busca diversificar atuação

Startup planeja investir R$ 1 bilhão em segmentos com marketplace, transporte de cargas, financiamento e ônibus urbanos

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10:04 am - 10 de junho de 2021
Buser Marcelo Vasconcelos e Marcelo Abritta Marcelo Vasconcelos e Marcelo Abritta, cofundadores da Buser (Divulgação)

A plataforma de fretamento e ônibus compartilhados Buser anunciou nesta quinta-feira (10) que concluiu uma nova rodada de investimentos no valor de R$ 700 milhões. A rodada de série C foi liderada pelo fundo LGT Lightrock (ex-LGT Lightstone) e contou com a participação do Softbank, Monashees, Valor Capital Group, Globo Ventures e Canary, todos investidores da Buser em séries anteriores, além do Iporanga Ventures.

Na esteira da nova captação, a empresa anunciou um plano de investimento de R$ 1 bilhão no Brasil para os próximos dois anos. Os investimentos focarão na diversificação dos serviços da Buser e apostam no reaquecimento do mercado de turismo interno no pós-pandemia. A expectativa é crescer 10 vezes até o final de 2022.

“Com o novo aporte, vamos continuar crescendo em número de passageiros, viagens e parceiros e nos preparando para a retomada do turismo, que vai chegar. O foco também será diversificar o negócio, que tem um potencial gigante para ajudar os brasileiros em várias outras frentes, como o transporte urbano de passageiros, um setor que é ainda mais fechado do que o interestadual e intermunicipal”, afirma Marcelo Abritta, co-fundador e CEO da Buser.

Fundada em 2017 pelos mineiros Marcelo Abritta e Marcelo Vasconcellos, a Buser oferece um serviço de fretamento colaborativo. Segundo a startup, isso permite que as viagens sejam até 60% mais baratas que as realizadas por viações tradicionais. A empresa já conta com quase 4 milhões de clientes em sua plataforma.

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A aposta da startup agora é na diversificação do negócio. Ainda no final de 2020, a Buser agregou a oferta de viagens em parceria com viações que operam nas rodoviárias, tornando-se também um marketplace. Em menos de seis meses, o Buser Passagens, como foi batizado, atingiu a marca de 3.000 passageiros transportados por semana, com 40 empresas parceiras.

Em maio deste ano, a companhia passou a operar em um novo segmento: o de transporte de cargas dentro dos ônibus. Voltado para empresas (B2B), o Buser Encomendas atende plataformas e integradoras logísticas, e-commerce, indústrias e pequenas transportadoras. O objetivo é atrair pequenas e médias empresas que não têm transporte próprio, ao mesmo tempo que otimiza a capacidade dos bagageiros de ônibus que circulam no Brasil.

Por fim, outra atividade que já era realizada em caráter experimental pela Buser e terá uma expansão é o financiamento de ônibus junto às empresas parceiras, tanto em capital de giro quanto em compra de veículos novos. Do total do investimento recebido, R$ 200 milhões serão destinados a essa finalidade.

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