British Airways recebe multa recorde por vazamento de dados

Multa no valor de US$ 230 milhões representa 1,5% do faturamento que a empresa teve em 2017. Vazamento aconteceu em 2018

Author Photo
12:29 pm - 09 de julho de 2019

A British Airways foi multada pelo Escritório do Comissário de Informação britânico (ICO, na sigla em inglês) no valor de 183 milhões de libras, aproximadamente 230 milhões de dólares, após roubo de dados de milhares de clientes no ano passado.

De acordo com a BBC News, a empresa controlada pela IAG, disse estar surpresa e desapontada com a multa. Segundo aBritish Airways, os hackers operaram um sofisticado e malicioso ataque ao site da companhia.

Para o ICO, a companhia aérea não obedeceu a General Data Protection Regulation (GDPR), lei inglesa de proteção de dados. Essa é a maior multa já aplicada pela organização. Até então a maior pena tinha sido imposta ao Facebook no valor de 500 mil libras.

O ataque aconteceu em setembro do ano passado. O ICO informou que o incidente aconteceu depois que usuários do site da British Airways foram redirecionados para um site fraudulento.

Dentro do site falso, os hackers coletavam dados como nome, endereço e e-mail além de dados bancários como número do cartão, data de validade e código de segurança. Cerca de 500 mil clientes foram afetados.

Na época a British Airways revelou que os hackers clonaram cerca de 244 mil cartões de bancos dos clientes. Wilie Walsh, diretor geral da IAG, planeja negociar com o ICO. A empresa prometeu em setembro do ano passado compensar financeiramente os passageiros prejudicados.

 

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.