Brics definem plano de ação com foco na cooperação em TICs

Author Photo
5:56 pm - 18 de novembro de 2016
Brics definem plano de ação com foco na cooperação em TICs

Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul estabeleceram uma agenda de planos de ação para aprofundar e desenvolver a cooperação multilateral em economia digital e tecnologias da informação e comunicação (TICs). Durante encontro em Bangalore, no sul indiano, os países definiram seis planos de ação, com distribuição de responsabilidades.

Os países apontaram agendas digitais nacionais como elementos cruciais para consolidar o crescimento econômico e social e o plano de ação prevê: compartilhar informações e estudos de caso em políticas e programas; estimular a implantação e o uso da banda larga; promover intercâmbio de especialistas e workshops; incentivar a comunicação direta entre ministérios, instituições governamentais e agências; identificar desafios e boas práticas nas esferas política, de regulação e de segurança; explorar oportunidades de construir uma rede de cabos submarinos que una os Brics, capaz de suprir necessidades globais via parcerias público-privadas.

O Brasil assumiu compromisso de liderar duas frentes: agendas nacionais digitais, ao lado da África do Sul, e comércio entre empresas (B2B), com a China. 

O secretário de Telecomunicações, André Borges, que representou o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) na reunião do grupo, afirmou que a iniciativa deve multiplicar os resultados da cooperação, a partir de uma agenda mais robusta. “Esses planos de ação geram uma janela de trabalho e, agora, nós vamos ter que conversar o tempo todo com as outras partes, por força do que acertamos em reuniões multilaterais e bilaterais”, avalia. “Existe uma proposta de juntar os representantes dos ministérios dos cinco países em reuniões virtuais mais frequentes, antes de nos revermos fisicamente, na China, em 2017.”

*Com informações do MCTIC

Tags:

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.