Brasileiros são maiores alvos de ataques de phishing no mundo

Um em cada cinco internautas no país sofreu ao menos uma tentativa de ataque em 2020, acima da média mundial de 13%, mostra relatório da Kaspersky

Author Photo
8:15 pm - 02 de março de 2021

Um em cada cinco brasileiros (20%) sofreu pelo menos uma tentativa de ataque de phishing em 2020. O dado é de um relatório da Kaspersky divulgado nesta terça (2). O Brasil é apontado pelo levantamento como líder mundial em golpes dessa categoria, à frente de Portugal, França, Tunísia e Guiana Francesa, que completam a lista dos cinco países com maior índice de usuários como alvos.

Segundo o estudo, com a pandemia os ataques de phishing aumentaram no país. Somente de fevereiro a março – quando começaram as primeiras medidas de isolamento -, o número de ameaças contra dispositivos móveis cresceu mais de 120% .

O aumento do uso da internet, do acesso aos serviços de internet e mobile banking, o aumento das compras online, a adoção em larga escala do trabalho remoto e a ansiedade por informações sobre a pandemia são as maiores razões, diz a Kaspersky.

Leia mais: As 10 marcas mais imitadas para ataques de phishing

Apesar do alto índice, houve queda do número de ataques com relação ao levantamento de 2019. Naquele ano, mais de 30% dos brasileiros haviam sido alvo. Para Fabio Assolini, analista sênior de segurança da Kaspersky no Brasil, essa diminuição mostra que campanhas e alertas sobre esse tipo de golpe “têm deixado as pessoas mais atentas”.

Dificuldades de reconhecimento

O levantamento mostra que o índice de brasileiros alvos de phishing está acima da média mundial (20% contra 13%). Para Assolini, essa diferença pode ser explicada pela dificuldade em reconhecer um correio falso. A pesquisa mostrou que cerca de 30% dos brasileiros não sabem reconhecer uma mensagem de correio eletrônico falsa.

O relatório da Kaspersky é baseado em tentativas de acesso a páginas fraudulentas, mas que tiveram o acesso bloqueado pela tecnologia da Kaspersky. A íntegra (em inglês) está disponível neste site.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.