Brasileiros preferem ver anúncios a pagar serviços na internet

Estudo do IAB Brasil indagou pessoas sobre as preferências de navegação em um mundo onde não existiria publicidade

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10:18 am - 07 de abril de 2022

Novo estudo do IAB Brasil, associação que representa a publicidade digital no país, indicou que brasileiros estariam pouco abertos a pagar pela navegação na Internet em um mundo onde a publicidade seria inexistente ou reduzida. Hoje, o modelo da internet “livre” como conhecemos é, de certa forma, custeado pela publicidade digital.

O estudo, realizado em parceria com a Nielsen e a Offerwise, entrevistou pessoas na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México, Peru e Uruguai para saber suas preferências de acesso na Internet caso se confrontassem com a possibilidade de acessarem conteúdos já utilizados atualmente sem a presença de anúncios, porém mediante pagamento desses serviços.

Caso tivessem que pagar por serviços que hoje são gratuitos, 61% dos internautas brasileiros entrevistados afirmaram que usariam menos a internet. Desses 34% reduziriam este consumo para não pagar e 27% pagariam pouco, além de diminuir o uso da internet.

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Entre os que estariam dispostos a pagar, 60% não desembolsariam mais que R$ 10,00 por informações e serviços do dia a dia que hoje não possuem nenhum custo.

O estudo revelou que um terço dos internautas brasileiros estaria disposto a pagar por uma internet livre de anúncios. Entretanto, a maioria afirmou que prefere que a experiência de navegação continue a mesma, com a maior parte dos serviços digitais sem qualquer custo e com a presença de anúncios. Já 93% dos brasileiros com acesso à internet acreditam ser importante poder decidir sobre quais serviços e conteúdos gostariam de pagar.

“Os números do Brasil são bem alinhados aos dos internautas latino-americanos. É importante ponderar que as populações da América Latina enfrentam desafios de desenvolvimento na economia, e, portanto, o seu poder de compra terá influência na predisposição a pagar por serviços”, comenta Sabrina Balhes, líder de Measurement da Nielsen Brasil.

Quando questionados sobre a utilidade da publicidade digital, 73% dos brasileiros com acesso à internet a consideraram útil para encontrar produtos e auxiliar no processo de compra.

“A pesquisa mostra que a publicidade digital tem relevância para o usuário, seja por custear funcionalidades fundamentais em seu dia a dia ou por facilitar o processo de descoberta de produtos e serviços de seu interesse. Sem a publicidade, a internet livre como conhecemos hoje não existiria, pois esta estrutura precisa ser custeada de alguma forma”, comenta Cris Camargo, CEO do IAB Brasil. “É importante entender também que, caso esse cenário hipotético se consolidasse, nem todos estariam aptos a pagar e, assim, teriam seu acesso restrito, o que traria um impacto enorme na democratização do acesso a serviços e aplicativos na internet”, finalizou.

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