Brasileiros perdem 48% do tempo de trabalho com tarefas digitalizáveis

Pesquisa da Edelman e da ServiceNow mostrou que trabalhadores gastam quase metade do tempo com rotinas

Author Photo
9:43 am - 02 de junho de 2022
Imagem: Shutterstock

Tecnologia se tornou um fator-chave para a satisfação no trabalho. Entretanto, a relativa baixa adoção de ferramentas digitais ainda parece emperrar a produtividade de muitos profissionais.

Segundo pesquisa “O Novo Mundo do Trabalho”, realizada pela Edelman América Latina a pedido da ServiceNow, os brasileiros afirmam dedicar 48% do seu tempo a tarefas de rotina como lidar com TI ou problemas de internet e acessar dados de RH, ou até mesmo serviços manuais que poderiam ser digitalizados. No total, seriam sete horas por semana gastos com atividades que poderiam se valer de automação.

O levantamento, que ouviu 1500 pessoas que trabalham em escritórios no Brasil e no México, também apontou tendências que devem influenciar o futuro modo de vida do trabalhador daqui para frente. As tecnologias de comunicação são as mais adotadas enquanto a satisfação é alta com aplicativos de comunicação, colaboração, RH e gerenciamento de trabalho.

As expectativas em relação à Inteligência Artificial são altas por parte dos profissionais. A maioria (95%) dos brasileiros espera que a tecnologia ajude a reduzir trabalhos operacionais no futuro, entretanto há baixa adoção de IA, pois apenas 24% dos trabalhadores já utilizam a tecnologia no trabalho.

Leia mais: 75% dos profissionais em home office se consideram extremamente felizes

A IA é apontada como responsável por proporcionar mais tempo livre a 65% dos trabalhadores brasileiros. Além de oferecer rastreamento de progresso mais efetivo e com menos erros, o que gera menos estresse ao funcionário, segundo 56% dos entrevistados. Chatbots, tarefas de rotina automatizadas, backups de computadores e e-mails são as aplicações de IA mais utilizadas, até hoje.

“Os resultados desta pesquisa oferecem um recorte no espaço de experiência do funcionário, que está se tornando cada vez mais importante para empregadores e KOLs em meio à volatilidade do mercado de trabalho no Brasil e globalmente”, afirma Katia Ortiz, Country Manager da ServiceNow no Brasil.

Retorno temido

A pesquisa também buscou avaliar a opinião dos profissionais a respeito do trabalho híbrido e no escritório. 79% dos brasileiros afirmaram estar satisfeitos com seus empregos atuais, situação que aumentou com o trabalho remoto. Segundo o levantamento, 80% dos brasileiros não querem mudar de emprego dentro do próximo ano.

Leia mais: Maior parte das empresas não protege equipes em home office

Sete a cada 10 funcionários de escritório no Brasil estão trabalhando de casa por ao menos dois dias por semana. Para 61% dos brasileiros, o home office melhorou satisfação com o trabalho, e para 88% sua produtividade está igual ou melhor do que no escritório físico.

Entretanto, a maioria dos brasileiros revelou não se sentir totalmente seguros para voltar ao trabalho presencial. Enquanto 82% dos entrevistados consideram que seu empregador está preparado para o retorno ao escritório, apenas 33% dos funcionários se sentem completamente à vontade para voltar ao trabalho no local imediatamente. Mais da metade (66%) dos brasileiros sente ansiedade em voltar ao trabalho presencial.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.