Brasileiros estão menos confiantes em seus empregos, diz LinkedIn

Segundo novo Índice de Confiança do Trabalhador, profissionais estão também mais estressados

Author Photo
5:38 pm - 19 de janeiro de 2021
linkedin vagas em tecnologia

Nova pesquisa do LinkedIn mostrou que os trabalhadores brasileiros não estão tão confiantes em relação aos seus empregos. O Índice de Confiança do Trabalhador no Brasil, que avalia o sentimento dos profissionais cadastrados na rede social em relação a renda, carreira e a busca por emprego, registrou um total de 58 pontos em sua quinta edição. Tais resultados são dois pontos inferiores ao levantamento anterior.

De acordo com o LinkedIn, o nível de confiança dos trabalhadores em relação à segurança do próprio emprego foi um dos principais responsáveis pela queda no índice. Entre os profissionais, aqueles que trabalham em pequenas empresas afirmaram estar mais confiantes em sua capacidade de manter o emprego e crescer em suas carreiras.

Para chegar aos resultados, o estudo analisa três pontos. Segurança no próprio emprego, perspectiva financeira e chance de progressão na carreira. Os dados foram coletados entre 5 de outubro de 2020 e 1º de janeiro de 2021, por uma pesquisa realizada via e-mail, com resposta de 5,1 mil usuários da rede.

Leia também: Carreira de cientista de dados é promissora. Saiba como se tornar um

Profissionais mais estressados

O levantamento do LinkedIn também acusou aumento no nível de estresse dos trabalhadores no fim de 2020. Entre os profissionais empregados, 63% afirmaram se sentir estressados. Entre os desempregados ou que procuravam por uma oportunidade o índice foi ainda maior, de 69%.

Dentre os entrevistados, as mulheres revelarem se sentir mais estressadas (74%) do que os homens (58%). Na avaliação do LinkedIn, a dupla jornada de trabalho, agravada pela pandemia do coronavírus, seriam alguns dos motivos para elas se sentirem mais desgastadas profissionalmente.

No recorte das regiões, os profissionais da Grande Belo Horizonte terminaram o ano de 2020 como os mais otimistas do Brasil, seguidos por Porto Alegre e Curitiba.

 

 

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.