Brasileiros diminuíram transações com dinheiro em espécie

Estudo da FIS mostra que pagamentos por aproximação cresceram 12% de 2020 para 2021

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12:57 pm - 29 de novembro de 2021
Marcelo Goes, Head de Soluções e Produtos da FIS para América Latina Marcelo Goes, Head de Soluções e Produtos da FIS para América Latina

Atualmente, 47% dos brasileiros afirmam terem reduzido o uso do dinheiro em espécie, segundo o relatório Pace Pulse 2021, realizado pela FIS em parceria com a Ipsos. A pesquisa ouviu cerca de dois mil adultos brasileiros de cinco diferenças gerais e revelou que 4% são pessoas desbancarizadas, 36% clientes de bancos privados e 32% de bancos públicos.

Em outubro de 2020, 36% das pessoas consultadas relataram diminuir os pagamentos em dinheiro ou cheques. Já em agosto de 2021, esse percentual subiu para 47%. A mudança mais significativa nos pagamentos digitais foi a dos pagamentos por aproximação, com crescimento de 12% entre um ano e outro, saindo de 28% para 40%. Os pagamentos online e via aplicativos móveis também aumentaram, saindo de 46% para 52% em 2021. E 31% dos consumidores brasileiros passaram a usar com mais frequência os QR Codes.

Para Marcelo Goes, Head de Soluções e Produtos da FIS para América Latina, o modo como o brasileiro se relaciona com suas finanças vem mudando significativamente, desde os métodos utilizados até os benefícios desejados. “O consumidor de hoje se preocupa com a conveniência, agilidade e segurança. A tecnologia e a inovação financeira, como mostra o levantamento deste ano, vem ofertando exatamente isso”, ressalta.

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Em todas as faixas etárias, foi percebido aumentado no uso das plataformas digitais, salvo aqueles com mais de 55 anos de idade. Em 2020, 50% deles usavam canais digitais em transações financeiras e, em 2021, esse número caiu para 44%. Quando perguntados sobre seu relacionamento com as instituições financeiras, 58% dos participantes abriram uma nova conta nos últimos meses, sendo que quase sete em cada dez foram com bancos digitais.

Entre os motivos para uma nova relação com as instituições financeiras, 39% buscavam melhores benefícios, 27% buscavam acesso a produtos e serviços que outros bancos não ofertavam, 20% queriam começar uma nova fase, 13% receberam atendimento especial, 13% ganharam um bônus em dinheiro oferecido a novos clientes e apenas 8% disseram estar insatisfeitos com o atendimento.

Dentre os meios de pagamentos, os cartões ainda são o método principal de pagamento para 81% dos consumidores entrevistados, seja débito ou crédito. Entre os principais motivos da escolha do cartão, a isenção, ou baixa taxa bancária, lidera a lista, com 54% dos entrevistados. No levantamento realizado em 2020, esse percentual era de 36%. Uma mudança importante entre 2020 e 2021 foi a escolha do cartão com base nas recompensas por cashback, que caiu de 33%, em 2020, para 15%, em 2021.

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