Notícias

Brasileiros ainda desconfiam mais da IA do que de humanos, diz estudo

A Inteligência Artificial pode até estar evoluindo a passos largos e provocando grandes inovações em todas as indústrias, no entanto, quando se trata de confiança, ela ainda parece perder para os humanos. Um novo estudo realizado pelo Instituto Locomotiva revelou que os brasileiros têm maior intolerância a erros ou injustiças provocadas pela inteligência artificial, enquanto dão mais créditos a profissionais humanos pelos sucessos obtidos.

A pesquisa foi realizada com 1.700 participantes com idades entre 18 e 77 anos.

Para o estudo, alguns cenários hipotéticos foram considerados para levar em conta o uso da IA e de um humano: ação policial, aumento salarial, seleção profissional e distribuição de recursos financeiros em um município.

Leia também: Dasa firma parceria de coinovação com Google Cloud

“Seria precipitado dizer que esses vieses são intrinsecamente negativos ou positivos. Eles provavelmente refletem um histórico de más experiências com a tecnologia, que tanto pode ceifar a abertura ao novo, quanto servir de anteparo a riscos que sequer antevemos. De uma forma ou de outra, fato é que o brasileiro anda desconfiado”, explica Álvaro Machado Dias, sócio do Instituto Locomotiva, neurocientista e futurista.

Vieses de gênero

A reputação da Inteligência Artificial também não se saiu bem em relação a seleção de profissionais no mercado de trabalho.  Os brasileiros tendem a achar a IA mais injusta para essa tarefa.

Da mesma forma, os participantes da pesquisa atribuem maior intencionalidade e imoralidade no aumento salarial proporcionalmente menor para mulheres. Assim, mulheres responsabilizam mais a IA do que homens no cenário envolvendo vieses salariais, já os homens tendem a amenizar o erro, tratando-o como “não intencional”.

“As mulheres, historicamente, vêm se dando mal nessa área, vide o que o mercado inteiro fala sobre uso de IAs pouco sofisticadas para filtrar currículos e produzindo mais recomendações masculinas do que femininas”, explica Álvaro.

Os brasileiros entrevistados também avaliam que humanos podem ser mais justos em casos de processos seletivos e a possibilidade de um aumento salarial.

Outra conclusão trazida pelo estudo faz um recorte na percepção das classes sociais mais altas. De acordo com a pesquisa, apenas as pessoas que se consideram extremamente ricas penalizam igualmente a IA e o ser humano pelos fracassos. Elas também são mais intolerantes aos erros humanos.

Recent Posts

Startup brasileira vence prêmio do MIT com IA que detecta risco de câncer em hemograma

A Huna, startup brasileira de inteligência artificial aplicada à saúde, venceu o MIT Solve Future…

10 minutos ago

Unico processa Serasa Experian por suposto uso indevido de tecnologia de biometria facial

A Unico, empresa brasileira especializada em identidade digital e biometria facial, ingressou com ações nas…

13 horas ago

Salesforce leva Agentforce à Copa do Mundo de 2026

A Salesforce anunciou parceria com a FIFA como apoiadora oficial da Copa do Mundo de…

14 horas ago

Neil Redding abre IT Forum Praia do Forte 2026 com debate sobre liderança na era da IA

Neil Redding será o palestrante de abertura do IT Forum Praia do Forte 2026. Com…

15 horas ago

47% das empresas brasileiras devem adiar migração para a nuvem nos próximos três anos

Apesar da consolidação da computação em nuvem como um dos pilares da transformação digital, uma…

15 horas ago

Deepfakes, IA e software open source lideram lista de ameaças críticas para empresas, diz Gartner

As equipes de segurança cibernética enfrentarão um cenário cada vez mais complexo nos próximos anos,…

17 horas ago