Brasileiros creem que robôs apoiam melhor a saúde mental do que humanos

Inteligência artificial tem servido de suporte para trabalhadores estressados

Author Photo
12:30 pm - 13 de outubro de 2020
saúde mental trabalho

A pandemia do Covid-19 aumentou o estresse, a ansiedade e o esgotamento no local de trabalho para pessoas em todo o mundo, e são os robbôs a preferência para ajuda do que outras pessoas. Esta descoberta vem de um estudo realizado pela Oracle e Workplace Intelligence, uma empresa de consultoria em pesquisa de RH que entrevistou mais de 12 mil funcionários, gerentes, líderes de RH e executivos C-level em 11 países.

De acordo com os resultados do estudo, apenas 14% dos trabalhadores brasileiros preferem humanos a robôs para apoiar sua saúde mental, pois acreditam que os robôs fornecem uma zona de teste livre (46%), uma saída imparcial para compartilhar problemas (31%) e respostas rápidas a perguntas relacionadas à saúde (30%).

Surpreendentemente, a grande maioria dos entrevistados (86% do Brasil e 80% dos entrevistados globais) está aberta a ter um robô como terapeuta ou conselheiro, enquanto 87% dos entrevistados brasileiros disseram que a IA ajudou sua saúde mental no trabalho. Os principais benefícios observados foram fornecer as informações necessárias para fazer seu trabalho com mais eficácia (42%), automatizar tarefas e reduzir a carga para evitar a síndrome de Burnout (41%) e reduzir o estresse ajudando a priorizar tarefas (34%).

Leia também: Gartner: receita de automação robótica será de até US$ 2 bilhões em 2021

A inteligência artificial também ajudou metade dos brasileiros a encurtar a semana de trabalho. 72% disseram que a tecnologia de IA aumenta a produtividade (63% globalmente), melhora a satisfação no trabalho (62% para o Brasil e 54% globalmente) e melhora o bem-estar geral (58% do Brasil e 52% globalmente).

Stress em níveis alarmantes

Pessoas em todo o mundo estão lutando contra o aumento dos níveis de ansiedade e depressão no trabalho devido ao Covid-19 e os trabalhadores brasileiros são os que mais perdem o sono de acordo com os resultados: 70% dos brasileiros tiveram mais estresse e ansiedade no trabalho este ano em comparação com qualquer outro ano anterior, e este aumento afetou negativamente a saúde mental de 73% dos trabalhadores no Brasil. Os brasileiros são os que mais perdem o sono devido ao estresse e ansiedade relacionados ao trabalho (53%), em comparação com 40% no mundo todo.

As novas pressões apresentadas pela pandemia global foram adicionadas aos fatores estressores diários do local de trabalho, incluindo a pressão para atender aos padrões de desempenho (44%), lidar com tarefas rotineiras e tediosas (46%) e lidar com cargas de trabalho imprevisíveis (39%).

Saúde mental no trabalho

À medida que as fronteiras entre os mundos pessoal e profissional se tornam cada vez mais confusas, 42% dos brasileiros e 35% dos entrevistados globais estão trabalhando mais de 40 horas extras por mês e 21% dos trabalhadores brasileiros estão passando pela experiência da síndrome de Burnout. 90% dos brasileiros e 85% dos trabalhadores globais dizem que problemas de saúde mental no trabalho (estresse, ansiedade e depressão) afetam sua vida doméstica. Por fim, apesar das desvantagens percebidas do trabalho remoto, as pessoas (63% do Brasil e 62% da força de trabalho global) consideram o trabalho remoto mais atraente agora do que antes da pandemia.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.