Brasileira e canadense estabelecem aliança para oferta de gestão de dados

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2:16 pm - 03 de março de 2015
De olho no crescimento dos dados, a empresa brasileira focada em Big Data MD2 estabeleceu parceria com a canadense Infotrellis para realizar a implementação de projetos complexos de integração e gerenciamento de dados mestres (MDM, na sigla em inglês), tanto no Brasil quanto em outros países.

Com filiais nos Estados Unidos, Canadá e uma central de inteligência de software na Índia, a Infotrellis colocará à disposição da MD2 sua estrutura mundial de consultoria e desenvolvimento, com mais de 150 especialistas em Big Data e Master Data.

Já a brasileira MD2, que está presente em Belo Horizonte, São Paulo e Brasília, vai compartilhar com a Infotrellis a tecnologia IBM, da qual é parceira, e a experiência de mais 12 anos em integração de dados heterogêneos, projetos de análise preditiva e implantação de MDM. 

Segundo Márcio Guerra, diretor da MD2, a sinergia das companhias, ambas atuantes do segmento de MDM, fez com elas estabelecessem a aliança diante de uma oportunidade crescente para gestão de dados. “A Infotellis agrega conhecimento e metodologia internacional nas implementações para nossos clientes”, pontua.

Artur Miranda, diretor de vendas da Infotellis na América Latina, assinala que o fato de a MD2 contar com uma fábrica de software bem estruturada no Brasil é um diferencial da aliança e acelera as oportunidades de nearshore da empresa canadense.

Mercado em crescimento
Guerra lembra que o setor de gestão de dados mestres está em expansão, cenário que apresenta oportunidades para as companhias. “O desafio das grandes empresas é conviver com a diversidade de sistemas e o grande volume de dados. Diante desse quadro, elas precisam centralizar a informação relevante para os negócios para promover uma visão única e melhorar a tomada de decisão”, explica.

O diretor da MD2 explica que gestão de dados mestres pode ser aplicada tanto para produtos, como é o caso da Dell, um dos clientes da Infotrellis, ou ainda para organizações que contam com uma ampla gama de consumidores, como a Localiza, cliente MD2.

Miranda relata que soluções do tipo são especialmente importantes para empresas que querem implementar de maneira efetiva suas estratégias de customer relationship management (CRM). “Sistemas que foram desenvolvidos ao longo dos anos, muitas vezes, não foram integrados. Por exemplo, produtos como cartão de crédito e conta bancária têm, muitas vezes, uma base diferente de clientes. Por isso, ter uma visão única do cliente é um desafio grande para as companhias”, relata.

Futuro promissor
Os executivos esperam fechar ao menos três projetos em grandes empresas de diversos setores até o final deste ano, sendo o primeiro deles ainda no primeiro semestre de 2015.

Com o sucesso das iniciativas, as empresas afirmam caminhar para um processo de fusão. “Temos a oportunidade de criar uma companhia no Brasil fruto da aliança para desenvolver o trabalho na área, mas também podemos optar por aquisição parcial de cotas ou criar uma sociedade, algo que está previsto em contrato”, afirma Guerra.

Miranda lembra que a ideia é intensificar o relacionamento. “Depois de um ano ou um pouco mais, vamos ter uma visão mais clara do modelo que queremos seguir”, adianta.

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