O Brasil registrou mais de 2,8 milhões de tentativas de fraude entre janeiro e junho deste ano, de acordo com o Mapa da Fraude da ClearSale. O recorte, feito apenas para e-commerce, registrou alta de 9% em comparação ao mesmo período de 2021. Em valores, o total chega a somar mais de R$ 2,9 bilhões, de acordo com 165 milhões de pedidos registrados no banco de dados da empresa. No comparativo com o último ano, esse número foi quase 10% maior.
Em coletiva de imprensa, a companhia explicou quais são os tipos de fraudes comuns dentro do comércio online:
“Comparado aos últimos anos, o primeiro semestre de 2022 teve um crescimento de forma mais retraída, e isso já era esperado por conta da desaceleração do e-commerce após o boom que aconteceu devido à pandemia. Mas, essa crescente ainda é sentida e, consequentemente, as fraudes também se evidenciam, visto os crescimentos, tanto de quantidade quanto de valor. Quanto mais brasileiros migram para o varejo digital, maior será a proporção de fraudadores no e-commerce e as empresas precisam atentar-se a isso”, comentou Marcelo Queiroz, head de estratégia de mercado da ClearSale.
Segundo o executivo, o crescimento é impulsionado pelo número de pessoas não digitalizadas ou com pouca experiência em comprar online. Além disso, o fraudador aproveita do contexto social e de motivações emocionais para encontrar brechas.
Entre as categorias que mais sofreram tentativas, estão eletrônicos (9,01%), celular (7,94%) e games (5,65%). Estes também foram líderes no primeiro semestre de 2021, apenas com uma mudança: o celular ocupou o primeiro lugar, seguido por eletrônicos e, em terceiro, ficou a categoria de games.
“Vale destacar o que significa quando olhamos para isso. O objetivo da fraude é um ganho financeiro, especialmente no e-commerce. Por isso, tenta-se fraudar categorias e produtos que você consiga receber rapidamente para repassá-lo rapidamente”, explicou Marcelo.
A região Norte (3,34%) segue apresentando o maior índice percentual de tentativas de fraudes sobre a quantidade de transações. Já a região Sul (1,09%), apresenta o menor índice do ranking dos estados. Mas, considerando apenas números absolutos, a região Sudeste, com 49,1 milhões de pedidos, contou com o maior número de fraudes do País.
Em termos de gênero, o público masculino é quem mais sofre com tentativas de fraudes (2,88%), seguido por outros (2,25%). Já o público feminino apresenta (1,55%) do número de fraudes. Em termos de faixa etária, pessoas de até 25 anos foram as que mais sofreram tentativas de fraudes (3,41%), seguido pelo grupo de 26 a 35 anos (1,76%).
Para o levantamento do Mapa da Fraude, a ClearSale considerou apenas pagamentos via cartão de crédito no setor de e-commerce. São consideradas tentativas de fraude todas as transações que, por algum motivo, foram classificadas como suspeitas ou que foram confirmadas como fraude.
“Existem três aspectos importantes para as empresas: o primeiro é efetivamente implementar processos de análise de risco, desde o processo de cadastro do cliente até o transacional. O segundo é o processo de educação digital porque, por mais que tenhamos esses processos, se os dados forem vazados ou cliente entrar em um link falso e entregar todos os dados, um fraudador poderá usar todas as informações. E, por último, o ambiente pode ser invadido, então as empresas precisam se preocupar em monitorar isso”, alertou Marcelo.
Outros mercados
O mercado financeiro apresentou 527 mil tentativas de fraudes em processos digitais como abertura de contas, emissão de cartões, Pix, empréstimo pessoal e CDC. Foram analisadas mais de 19 milhões de transações, com tentativas em mais de 527 mil transações. Um registro de 2,71% das transações.
“Aqui temos um mercado muito importante, ainda mais considerando as novas formas de pagamento, como o Pix. Como ainda é recente, os fraudadores encontram mais brechas, mas precisamos oferecer soluções ao mercado para minimizar cada vez mais essas ações”, disse o executivo.
Já em telecomunicações, foram analisadas 6,6 milhões de transações, das quais mais de 212 mil apresentaram tentativas de fraude – um percentual de 3,18%, com a região Nordeste sendo a mais exposta. Em comparação ao mesmo período de 2021, houve uma queda no número de tentativas de fraudes no mercado de telecomunicações.
No setor de vendas diretas, os fraudadores mostraram-se atentos às mudanças e tecnologias para aplicar golpes. Foram analisados 1,4 milhão de pedidos, dos quais mais de 35 mil sofreram tentativas de fraude – representando 2,40% das transações.
Pela primeira vez, o estudo também analisou as transações PJ. O setor teve 1,3 milhão de transações analisadas, das quais 17 mil sofreram tentativas de fraudes – um registro de 1,3%. Essas tentativas representam mais de R$55 milhões. É importante ressaltar que, no B2B, os valores são mais altos e os riscos ultrapassam prejuízos financeiros.
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