Brasil tem uma tentativa de fraude a cada 17,2 segundos, diz Serasa Experian

Author Photo
10:23 am - 24 de abril de 2014
Brasil tem uma tentativa de fraude a cada 17
O mês de março registrou 155.399 tentativas de fraude conhecida como roubo de identidade no Brasil, em que dados pessoais são usados por criminosos para firmar negócios sob falsidade ideológica ou mesmo obter crédito com a intenção de não honrar os pagamentos. A medição da Serasa Experian dá conta de uma tentativa de fraude a cada 17,2 segundos. 
Comparado ao mesmo mês do ano passado, houve queda de 4,3%, mas há aumento de 1,6% em relação ao mês anterior. O mapeamento mostra consequências de identidades roubadas e ou adquiridas muitas vezes em websites.
O setor de telefonia é o maior alvo, concentrando 38,1% das tentativas. Já o setor de serviços, como construtoras, imobiliárias, seguradoras e outros prestadores, obteve 32% do total das investidas do cibercriminosos. O setor bancário é o terceiro do ranking de registros em março de 2014, com 30.829 tentativas, 19,8% do total, seguido do varejo (8,3%).
Métodos utilizados 
Entre as principais tentativas de golpe, está a emissão de cartões de crédito utilizando uma identificação falsa ou roubada, que foi adquirida em sites ou no mercado negro. Além disso, financiamento de eletrônicos (Varejo), automóveis e abertura de contas e figuram entre os golpes, usando também uma identificação falsa ou roubada.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.