Brasil tem mais de 160 startups com soluções para cidades inteligentes

Empresas do segmento atraíram mais de US$ 331 milhões em investimentos e mobilidade é o foco de atuação de quase um terço delas

Author Photo
9:55 am - 21 de dezembro de 2020

No Brasil, existem 166 startups dedicadas à causa das cidades inteligentes. São empresas que, a partir do uso da tecnologia, buscam resolver problemas de infraestrutura, mobilidade, governança, preservação ambiental, economia, segurança, entre outros. A informação é do Distrito Smart Cities Report, que também aponta que, em 2020, essas startups receberam US$ 49,4 milhões em aportes.

O Distrito Smart Cities Report desmembrou ainda as startups do setor em oito categorias. As que se voltam para melhorias na Mobilidade (32,5%) lideram este levantamento. Na sequência estão empresas dedicadas a resolver problemas de Infraestrutura Urbana, a partir da gestão de água e energia (12%); Soluções Ecológicas, com controle ambiental (10,8%); Planejamento e Gestão, com projetos e execução de construções e outras iniciativas (9,6%), Operações Municipais, com tecnologias para auxiliar a administração pública (9,6%); Gestão de Resíduos (9,6%); Segurança (8,4%) e, por fim, Qualidade de Vida (7,2%).

Leia também: Veja a lista de livros recomendados por Bill Gates para 2021

O estudo, realizado pelo Distrito Dataminer, braço de inteligência de mercado da empresa de inovação aberta Distrito, com apoio da KPMG, revela que do total das startups de cidades inteligentes, 110 surgiram nos últimos cinco anos.

Hoje, a grande maioria destas novatas (64,4%) está concentrada na região Sudeste. Somente o estado de São Paulo abriga 42,8% delas. Na sequência está a região Sul, que detém 25% do total — com destaque para Santa Catarina, que é o segundo estado com mais startups do segmento (10%).

O estudo ainda traz as tendências do setor para o futuro, como a chegada do 5G como grande viabilizador de cidades inteligentes, tecnologias para o cultivo de áreas verdes, orientação das atividades dos cidadãos através de data-driven, entre outras iniciativas.

 

 

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.