Brasil está alinhado com tendências globais de transformação digital

Pesquisa mostra que país acompanha tendências em “liderança e cultura corporativa”, “tecnologia” e “estratégia corporativa”

Author Photo
12:15 pm - 31 de agosto de 2021
transformação digital

Um estudo do Fraunhofer IPK, instituto alemão voltado aos estudos de sistemas de produção e inovação, em parceria com a Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (ANPEI), revela que o Brasil está em sintonia com as tendências mundiais de transformação digital, especialmente quando se trata de “liderança e cultura corporativa”, “tecnologia” e “estratégia corporativa”.

No comparativo global, questões como “cadeia de suprimentos e redes”, “produtos e serviços” e “competências” são temas sensíveis para o país, de acordo com pesquisa apresentada durante o webinar da entidade.

Quando o assunto é perspectivas para o futuro, o levantamento indica como principais preocupações: “tecnologia” (previsão de aumento de 81%) e “organização e processos” (81%). Em comparação, a dimensão menos relevante frente a outros países é “produtos e serviços” (69% de aumento) e “cadeia de suprimentos e redes” (72%).

Leia mais: Estudo: pandemia acelera abertura de novas startups no Brasil

No Brasil, a proporção pode ganhar importância para o futuro nas dimensões “emprego e competências” (82% de aumento), “estratégia corporativa”, ”liderança e cultura corporativa” e “supply chain” (76%).

“Com base na pesquisa do Fraunhofer e ANPEI, é possível observar que, quando falamos de transformação digital no Brasil, existe o desafio de aumentar o grau de consciência e inserção do tema ‘digitalização’ dentro dos nossos negócios”, analisou Filipe Cassapo, presidente do Enrich in LAC. Segundo ele, o país tem maior potencial de crescimento relacionado à digitalização em áreas envolvendo estratégias, produtos e desenvolvimento de produtos.

Marcela Flores, diretora executiva da ANPEI, destacou que a transformação digital é incentivada por novos padrões de comportamento dos consumidores finais. “Há, obviamente, uma aceleração deste processo por causa da pandemia. No entanto, existem alguns fatores principais que levam à necessidade da transformação digital e isso está relacionado às tecnologias digitais, competição digital e, ainda, o comportamento digital deste consumidor”.

Indústrias

No recorte por indústria, os resultados apontam que o Brasil se destaca em “manufatura” e em “atividades profissionais científicas e técnicas”, em relação ao mundo. Porém, o país está distante da transformação digital quando esse processo envolve “educação” e “comunicação e informação”.

A pesquisa recolheu dados de pequenas, médias e grandes empresas (PMEs), com menos de 250 funcionários. Da amostra, 62% das companhias globais e 60% das organizações brasileiras são PMEs.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.