Categories: Notícias

Brasil e Paraguai selam acordo para investir em Ciência, Tecnologia e Inovação

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo, assinou um acordo com o presidente do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia do Paraguai, Luis Alberto Lima Morra, para a cooperação e a capacitação de recursos humanos em CT&I. O documento foi assinado nessa terça-feira (11/8) em Assunção, capital do Paraguai.

Com o acordo, serão priorizados o intercâmbio de conhecimento, a formação e a capacitação de recursos humanos, o desenvolvimento científico e tecnológico conjunto e a interconexão física de redes acadêmicas, entre outros temas de interesse. A ideia é identificar soluções para os problemas das sociedades locais.

Para estimular o intercâmbio de conhecimento, o Paraguai irá contar com o apoio Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI) para melhor sistemas de avaliação de projetos e implementar a concessão de bolsas de estudo.

Já no quesito capacitação de capital humanos, estudantes paraguaios poderão participar de programas acadêmicos coordenados pelo CNPq ou por organizações internacionais conveniadas, bem como ter acesso à cursos das áreas de biotecnologia e saúde, em institutos vinculados ao Ministério; energias renováveis, na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), em Foz do Iguaçu (PR); tecnologias da informação e comunicação (TICs), em instituições brasileiras; matemática, com a capacitação de mestres e doutores em colaboração com o Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa); física, em projeto da Sociedade Brasileira de Física (SBF); astronomia, por meio da fundação Parque Tecnológico de Itaipu (PTI); e metrologia, a fim de desenvolver um sistema semelhante ao Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), que apoiará o trabalho, ao lado do PTI.

Temos que desenvolver juntos a produção de alimentos, a energia e o aproveitamento da água”, disse o ministro. “Existe um horizonte vasto para a cooperação e, inclusive, um ponto de apoio importante, que é a usina hidrelétrica de Itaipu.”

*Com informações do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação

Recent Posts

GPS conclui aquisição do Grupo GRSA

A GPS anunciou hoje (03) a conclusão da aquisição do Grupo GRSA, após o cumprimento…

12 minutos ago

OpenAI forma comitê de segurança com membros internos

A OpenAI anunciou a formação de um novo comitê para supervisionar decisões críticas de segurança…

2 horas ago

Semicondutores: China amplia investimento com novo fundo de US$ 47,5 bilhões

A China anunciou a criação de um novo fundo de investimento estatal, o Grande Fundo…

2 horas ago

5 motivos para um líder tomar decisões sustentáveis

Mais uma tempestade vem se formando em torno da sustentabilidade e, para quem acompanha o…

3 horas ago

5 passos para levar uma startup ao equilíbrio financeiro

A maioria das startups brasileiras opera no prejuízo por anos, e dois terços delas fecham…

4 horas ago

20% dos incidentes de segurança no Brasil são causados de propósito por funcionários

Nos últimos dois anos, cerca de um quinto (19%) dos incidentes cibernéticos nas empresas brasileiras…

5 horas ago