Brasil é país da América do Sul com mais redes 5G

Segundo estudo da 5G Americas, em pelo menos oito países da região foram realizadas demonstrações de 5G para casos de uso relacionados

Author Photo
9:29 am - 25 de fevereiro de 2022

Os países da região sul-americana seguem avançando o desenvolvimento do 5G. Em fevereiro de 2022 já existiam 14 redes 5G operacionais em sete países da região, segundo pesquisa da 5G Americas. O levantamento tem como base informações de órgãos reguladores, agências, operadoras e Telegeography.

As redes foram implantadas em faixas de frequência licenciadas por meio de licitações recentes (Chile e Brasil entre 2020 e 2021), mas também há casos em que os governos autorizaram mudanças nas licenças de espectro pré-existentes para permitir novos serviços sem fio (Peru e Uruguai).

Leia também: Brasil é o quarto país mais atacado por ransomware no mundo

O Brasil desponta na América do Sul como aquele que possui mais redes 5G, com quatro delas e vários testes 5G. Na sequência aparecem o Chile e Peru, ambos com três redes 5G e também com testes em andamento.

O estudo lembra que o desenvolvimento do 5G coexiste com o funcionamento de redes 4G e anteriores. Dessa forma, é fundamental que as administrações nacionais identifiquem faixas de frequências adequadas para o desenvolvimento dessas novas redes.

Em termos gerais, os países da América do Sul consideram o espectro das faixas de 3,5 GHz e 26 GHz como faixas de espectro para o desenvolvimento da 5G, mas no planejamento do uso do espectro, destacam-se outras faixas, como 600 MHz, 700 MHz, a Banda L, 2,3 GHz, 2,5 GHz e 28 GHz, dependendo do país.

Fabricantes de tecnologia e operadoras de rede realizaram uma variedade de testes 5G na América do Sul para demonstrar novos casos de uso que incluem: teleducação, telemedicina, redes privadas para uso industrial, comunicações multimídia em tempo real, jogos, cidades inteligentes e realidade virtual.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.