Bradesco cria Brain para surpreender e ajudar o cliente no momento certo

Apoiado em Advanced Analytics, programa transformou a forma como o banco idealiza, desenvolve, opera e oferece seus produtos de crédito em tempo real

Author Photo
2:00 pm - 21 de setembro de 2020

Em mercados competitivos, quanto melhor for a experiência proporcionada ao consumidor de produtos e serviços, mais chances de ele se tornar fã da marca. Foi o que motivou o Bradesco a criar o projeto Brain – Bradesco Inteligência de Negócios, e o fez vencedor do prêmio 100+ Inovadoras no uso da TI, na categoria Bancos Grandes.

“O Brain está transformando a maneira como o Bradesco idealiza, desenvolve, opera e oferece seus produtos de crédito, revolucionando a jornada do cliente com decisões e precificação em tempo real, otimizando e personalizando nossos produtos”, garante Rogério Pedro Câmara, diretor-executivo-gerente do Bradesco.

Por trás do Brain, está uma arquitetura tecnológica moderna e adaptável, baseada em streaming, que possibilita o uso massivo de dados não estruturados no processo de decisão integrada com a aplicação de algoritmos de aprendizado de máquina.

Câmara explica que o sistema mapeia os eventos em tempo real e decide como responder com o melhor produto, limite e preço para cada cliente, considerando as condições e contexto daquele momento da operação. Assim, as jornadas de oferta de produtos de crédito são personalizadas, com experiência diferenciada.

Um exemplo citado pelo executivo é quando a tecnologia identifica um cliente que está tentando sacar ou transferir algum dinheiro no caixa eletrônico e percebe que não tem saldo suficiente disponível. Imediatamente, oferece a ele uma opção de empréstimo, com taxa diferenciada, em tempo real, no momento chave.

O algoritmo, por sua vez, considerou centenas de variáveis para a avaliação da capacidade de pagamento do cliente para a definição da oferta de crédito adequada por meio da aplicação de modelos de inferência de renda, score e preço. “Tudo isso em tempo real alinhado à necessidade do cliente.”

Eterno inconformado

Câmara ingressou no Bradesco em 1983 como escriturário. Desde então, ele diz, a Inovação faz parte do seu dia a dia. Isso porque afirma ter encontrado nas diversas áreas pelas quais passou no Bradesco líderes que o apoiavam, davam ideias e fortaleciam essa cultura.

“Aprendi a estar sempre desafiando a forma de trabalhar e a buscar algo que agregue valor. Aqui olhamos a tecnologia de forma disruptiva. O importante é estar sempre inconformado com aquilo que fazemos”, ensina.

Segundo ele, o inovaBra, ecossistema de inovação do Bradesco, é um dínamo de novas ideias, que alimenta constantemente toda a instituição financeira para o desenvolvimento de produtos e serviços diferenciados que surpreendam o mercado.

“Temos sempre um time pesquisando sobre tecnologias, como 5G e computação quântica, por exemplo, mas sempre com um olhar voltado para investigar em que, de fato, podem contribuir para aprimorar nosso relacionamento com os clientes e acelerar a criação de produtos e serviços diferenciados.”

A inovação do Brain vai muito além da tecnologia. “Toda a equipe do projeto está estruturada seguindo conceitos Agile, com times multidisciplinares. São múltiplos squads engajando times de tecnologia, analytics, produtos, crédito, pensando jornadas completas dos clientes. Isso transformou nosso modelo organizacional, com entregas de valor ao cliente rápidas, considerando a visão end to end do processo.”

A metodologia ágil, ele afirma, foi fundamental para as rápidas entregas e ações em meio à covid-19. Possibilitou mais de 27 entregas no período relacionadas a refinanciamentos, prorrogação de parcelas e renegociações para reorganização financeira dos clientes, além da inclusão de novas funcionalidades nos canais digitais. “Inovar é uma ação constante”, alerta o vencedor.

Finalistas da Categoria Bancos Grandes

1º Rogério Pedro Câmara, diretor-executivo-gerente do Bradesco

2º Gustavo Fosse, CIO do Banco do Brasil

3º Cláudio Salituro, VP de tecnologia e Digital da Caixa Econômica Federal

 

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.