BMW e Audi apresentam relógio que traz o carro até você sem a necessidade de motorista

Author Photo
8:25 am - 08 de janeiro de 2015
BMW e Audi apresentam relógio que traz o carro até você sem a necessidade de motorista
Já imaginou chamar seu carro por meio de um relógio inteligente sem precisar procurar pelo veículo no estacionamento? A BMW e a Audi estão tornando essa ideia possível. As empresas apresentaram a novidade na Internacional CES, que acontece esta semana em Las Vegas (EUA). Depois de acionar o recurso por voz, o carro dirige-se ao dono sem a necessidade de condutor. 

A integração pela internet de smartwatches com a voz está se tornando cada vez mais comum. Gary Shapiro, presidente e CEO da Consumer Electronics Association (CEA), entidade organizadora da feira, lembra que a partir de agora torna-se mais natural a relação máquina e homem em razão do uso de voz. 

O vice-presidente da BMW, Elmar Frickenstein, fez uma demonstração da funcionalidade durante keynote esta semana, unindo conectividade e direção autônoma. Em vídeo, ao dizer “BMW, me busque” perto do dispositivo, o carro dirigiu-se sozinho ao local onde Frickenstein estava. “Internet das Coisas não é mais tendência, é realidade. No futuro conectividade vai ser a tecnologia-chave para a direção automatizada”, afirmou o executivo.

Durante a CES 2015, o IT Forum 365 testou o relógio da BMW no modelo i3, carro elétrico que foi anunciado no Brasil em setembro de 2014 e é vendido com preço inicial de R$ 225.950. Um profissional da BMW acionou um comando no relógio e o carro foi até o local. O recurso é bastante impressionante e também auxilia na busca por vagas em estacionamentos.

A Audi também apresentou seu relógio com mesma funcionalidade no evento. Fabricado em parceria com a LG, o smartwatch LG G Watch R conta com Bluetooth e conexão NFC, funcionalidade que torna possível destrancar as portas do carro mesmo se a bateria do relógio estiver esgotada. Não ficou claro, mas ao que tudo indica tanto o modelo da Audi quanto o a BMW serão parte da oferta dos carros e não serão comercializados separadamente. 

A jornalista viajou a Las Vegas (EUA) a convite da CEA, responsável pela International CES

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.