Notícias

Blockchain é a internet do valor, define CTO da IBM

Blockchain é a internet do valor, capaz de prover rastreabilidade e, consequentemente, segurança e transparência para diversos tipos de processos. É o que defende Luis Liguori, CTO da IBM no Brasil.

Na prática, o executivo cita o caso do projeto de blockchain em parceria com a rede de alimentos BRF para o projeto “Food Tracking”, que rastreou produtos por meio de blockchain. O objetivo é que o consumidor tenha acesso, de maneira simples e objetiva, à procedência dos alimentos, considerando todas as etapas do negócio: produtiva, comercial e logística.

Outro exemplo apontado pelo executivo é um projeto com o Walmart no México, semelhante ao realizado no Brasil com a BRF, mas que utilizou toda a cadeia de plantio e distribuição de mangas no processo de exportação aos EUA.

Para impulsionar a criação de modelos corporativos de blockchain, a IBM traz para a América Latina um hub baseado no IBM Cloud com capacidades de blockchain. A iniciativa, segundo Liguori, ajudará empresas a sanar uma das suas maiores dificuldades: criar modelos e implementá-los. “É muito simples: é clicar e a plataforma cria instância com todos os componentes”, resume.

Integração

A ferramenta é simples, mas o desafio, a partir disso, é mais complexo: a integração com sistemas internos das organizações. “O cliente pode fazer, escolher um parceiro ou a IBM pode ajudar nesse processo.”

Como forma de orientação a clientes interessados – mas sem conhecimento profundo – em blockchain, o executivo conta os quatro passos seguidos pela IBM.

O primeiro deles é o “let’s talk”, que visa de fato apresentar a ferramenta, explicar seu funcionamento, benefícios etc.

Na sequência, a empresa parte para testes, para desenvolvimento e criação. Com um protótipo em mãos, a IBM usa métodos de design thinking para avaliar casos de usos – tudo realizado na sua garagem de inovação.

Com os três passos concluídos, o último deles é escalar o projeto. “Temos equipes preparadas para todas essas fases. A conversa aqui não é com o profissional de tecnologia, mas sim com o de negócios”, completa.

Recent Posts

Roubo de identidade é problema para 55% dos CISOs

Um estudo feito pela Netwrix e publicado pela Aiqon descobriu que os roubos de identidade…

14 horas ago

Cisco e Senac ampliam parceria para levar cursos de tecnologia e conectividade para comunidades do Amazonas

O Senac, em parceria com a Cisco, lança hoje (29) a 1ª Academia Fluvial do Cisco…

16 horas ago

Multicloud híbrida deve crescer 12 vezes em até três anos no Brasil

Os líderes brasileiros têm a expectativa de aumentar em 12 vezes a adoção de multicloud…

17 horas ago

Anthropic contrata Jan Leike, ex-OpenAI, para liderar nova equipe de superalinhamento

Após sua saída da OpenAI em meados de maio, Jan Leike, pesquisador de Inteligência Artificial,…

17 horas ago

PayPal anuncia nova divisão de publicidade baseada em dados de usuários

O PayPal está entrando no mercado de publicidade com uma nova divisão, utilizando dados de…

18 horas ago

Crescimento é prioridade de CEOs para 2024, superando tecnologia

Mais de seis em cada dez (62%) dos CEOs tem o crescimento de suas organizações…

19 horas ago