Blockchain, bitcoin e o futuro do dinheiro na Campus Party

Alex Tapscott comenta a influência de blockchain e outras tecnologias no mundo das transações

Author Photo
4:51 pm - 10 de julho de 2020
blockchain campus party

Tecnologias revolucionárias devem entrar em rota de colisão com nossos sistemas financeiros, fundamentais para a economia global. Como lidar com essas oportunidades e entender as transformações que a segunda era da internet, ajudada por blockchain e inteligência artificial, devem trazer foram os temas da palestra do cofundador do Blockchain Research Institute, Alex Tapscott na Campus Party, nesta sexta-feira (10).

De acordo com Tapscott, a primeira era da internet mudou as indústrias baseadas em mídia (notícias, música, publicidade, televisão e outras). A segunda será ainda mais impactante, à medida que tecnologias emergentes fazem transformações profundas. A inteligência artificial é capaz de automatizar a tomada de decisões, por exemplo. Por sua vez, o blockchain – que funciona com base em confiança em rede – substitui intermediários e inclui mais privacidade nos processos.

Catalizadores de mudança

“O que crises costumam fazer é acelerar o ritmo da inovação e da história humana”, comentou o pesquisador que também é autor de Blockchain Revolution. No mês passado, a IT Trends conversou com Don Tapscott, coautor do livro sobre a revolução trazida pela nova tecnologia.

Pandemia transforma mercado e faz investidores acordarem para criptomoedas

“A tecnologia que permite mover um bitcoin de um ponto para o outro torna possível transacionar virtualmente qualquer ativo no mundo. Identidades, ações, títulos e até votos em uma eleição”, explica o especialista em blockchain. Assim, o palestrante da Campus Party acredita que esse tipo de infraestrutura será capaz de mudar a forma como empresas e governos se organizam. Mudando mercados inteiros de uma só vez.

Para Tapscott, o sistema financeiro se parece muito com uma máquina de Rube Godlberg, pois realiza uma série movimentos e ações que são desnecessárias para resolver um problema simples.

Confira a apresentação de Alex Tapscott e suas visões para o futuro do mundo financeiro na Campus Party:

 

 

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.