Mais lidas
1

Inovação

Petz avança jornada omnichannel com APIs de geolocalização

2

CIO

Gigantes brasileiras em expansão digital impõem desafios aos CIOs

3

Liderança

João Bortone assume Lenovo ISG para a América Latina

Inscreva-se na nossa Newsletter

Fique ligado!

Obtenha os mais recentes artigos e atualizações de tecnologia que você precisa saber, você ainda receberá recomendações especiais semanais.

News

E-mail Cadastrado com sucesso! 😄

IT Forum
Fóruns
Notícias
Colunas
Estudos
Vídeos
Podcasts
HIT - Materiais Gratuitos
Newsletter IT Mídia
IT Mídia

3 momentos
no ano

Visite o site
post

IT Forum Ibirapuera

Redescoberta Criativa no maior parque do Brasil.
post

IT Forum Trancoso

Saiba tudo sobre liderança no mercado de TI
post

IT Forum Itaqui

Saiba tudo sobre liderança no mercado de TI

Edições anteriores

Veja todas as edições
(Em breve)

TODAS

Mais recentes

As últimas no IT Fórum

CATEGORIAS
Especiais

Especiais

Artigos exclusivos
produzidos pelo IT Fórum

Liderança

Liderança

Saiba tudo sobre liderança
no mercado de TI

Carreira

Carreira

Notícias para impulsionar
sua carreira

Negócios

Negócios

Grandes empresas,
startups, franquias e mais

Tendências

Tendências

Descubra o que está em
alta em TI

DA REDE

ComputerWorld

O porta-voz do mercado de
tecnologia.

CIO

Gestão, estratégias e
negócios em TI.

Estudos

Estudos destinados a TI e ao mercado

Executivo de TI

CIOs e executivos da indústria de TI que tiveram iniciativas
de destaque.

Antes da TI

Pesquisa com objetivo de
ajudar na tomada de decisões em TI.

As 100+ Inovadoras

Inovação nas maiores empresas do país.

Página de estudos

Veja todos os estudos

IT Forum
  • Home
  • Fóruns
  • 3 momentos
    no ano

    Visite o site
    post

    IT Forum Ibirapuera

    post

    IT Forum Trancoso

    post

    IT Forum Itaqui

  • Notícias
    • Especiais Especiais
    • Liderança Liderança
    • Carreira Carreira
    • Negócios Negócios
    • Tendências Tendências
    • Ver todas as Mais recentes
    • Brandchannels
    • Brandspaces
  • Colunas
  • Estudos
  • Estudos destinados a TI e ao mercado
    • Executivo de TI
    • Antes da TI
    • As 100+ Inovadoras
  • Vídeos
  • Podcasts
  • HiT - Materiais Gratuitos
  • Anuncie
    Envie Seu Release
    Fale Conosco
    Revistas
    Newsletter
    IT Forum IT Forum IT Forum IT Forum
X
CONTEÚDO ORIGINAL
Agora os conteúdos da CIO estão no IT Forum! Para saber mais clique aqui
  • Home >  
  • Notícias >
  •  CIO

Blockchain ajuda na neutralização da emissão de CO2 com certificados de energia renovável

Plataforma desenvolvida pela BlockC e Logicalis oferece segurança, rastreabilidade e auditabilidade a todo o processo

Da Redação
15:09 pm - 16 de setembro de 2020
Adobe Stock

Para minimizar o impacto da emissão de CO2 no meio ambiente, muitas empresas têm transformado suas linhas de produção. Entre as várias formas de tornar o processo mais sustentável e eficiente, muitas delas optam por neutralizar as emissões dos gases de efeito estufa em sua produção. Diante disso, a BlockC e a Logicalis desenvolveram uma plataforma baseada em blockchain que permite tornar essa tarefa mais simples e confiável.

A gestão responsável dos recursos tem estimulado o investimento de tempo e dinheiro na redução dos impactos na natureza. Além da noção do impacto nocivo ao meio ambiente e à população, muitas empresas são motivadas a tornar suas produções mais sustentáveis à medida que seus clientes tomam consciência desse processo e pressionam suas marcas a agirem a respeito. O interesse também vem do acesso a créditos financeiros especiais para empresas que comprovam medidas de sustentabilidade em suas produções.

Atenta a essa crescente preocupação das empresas, impulsionada pelo Acordo de Paris, de 2015, que a BlockC, especializada na neutralização das emissões de gases de efeito estufa (GEE), com o apoio da Logicalis, empresa global de soluções e serviços de tecnologia da informação e comunicação, desenvolveu uma plataforma baseada em blockchain que simplifica o processo de neutralização de carbono (CO2).

Por meio da tecnologia, as organizações conseguem neutralizar sua pegada de carbono decorrente de seu consumo de energia elétrica por meio de Certificados de Energia Renovável (RECs). A solução, baseada em blockchain, garante rastreabilidade, segurança, transparência e auditabilidade de todas as transações realizadas por meio dela.

“A plataforma orquestra um ecossistema de empresas que se relacionam e trocam informações por meio de ativos ambientais, como certificados de energia renovável, créditos de carbono ou certificados de descarbonização de biocombustível”, explica Eduardo Terzariol, Gerente Sênior de Tecnologia da Logicalis.

“Pioneira no mercado, a iniciativa segue as metodologias da ONU para o cálculo de emissões de gases de efeito estufa das companhias. A plataforma automatiza esse processo de contabilização ou inventário das emissões de GEE com base na cadeia produtiva da empresa, desde os fornecedores, passando pelos transportadores até o cliente final”, completa.

Para que se o cálculo seja feito de forma padronizada em todo o mundo, em 1998, o World Resources Institute (WRI) criou o GHG Protocol. Esse é o método mais utilizado em todo o mundo por empresas e governos para a realização de inventários de GEE, segundo a BlockC, que utiliza o método como base da sua plataforma.

Dentre as características dessa metodologia destacam-se o fato de ela ser modular e flexível, englobando três tipos diferentes de escopos de emissões: Escopo 1, emissões diretas de GEE provenientes de fontes que pertencem ou são controladas pela organização; Escopo 2, emissões indiretas de GEE provenientes da aquisição de energia elétrica que é consumida pela organização; Escopo 3, categoria de relato opcional, a qual considera todas as outras emissões indiretas, provenientes das atividades da organização que ocorrem em fontes não pertencentes a ela ou não submetidas a seu controle.

Adriano Nunes, co-Founder e COO da BlockC, esclarece que a neutralização das emissões dos gases de efeito estufa ainda é uma decisão voluntária de cada empresa ou pessoa física. “A iniciativa ganhou força no País, especialmente após o Acordo de Paris, em 2015, e vem crescendo ao longo dos últimos anos. Decidimos investir numa tecnologia que automatiza esse processo visando impulsionar ainda mais esse movimento no Brasil ao torná-los mais simples e rápido, tudo isso lastreado em certificados emitidos pela BlockC e certificados por empresas reconhecidas mundialmente, como a SGS, por exemplo”.

Tags:
blockchain
sustentabilidade
Em alta

Inovação

Petz avança jornada omnichannel com APIs de geolocalização
Em alta

CIO

Gigantes brasileiras em expansão digital impõem desafios aos CIOs
Em alta

Liderança

João Bortone assume Lenovo ISG para a América Latina
Load more
IT Forum

FÓRUNS

Todos os FórunsIT Forum IbirapueraIT Forum TrancosoIT Forum Itaqui

NOTÍCIAS

Mais recentesLiderançaCarreiraNegóciosTendências

COLUNAS

ESTUDOS

Executivo de TIAntes da TIAs 100+ Inovadoras

VÍDEOS

PODCASTS

HIT

Anuncie
Envie Seu Release
Fale Conosco
Revistas
Newsletter
IT Forum
Política de PrivacidadeTermos de Uso

© Copyright IT MÍDIA - Todos os direitos reservados

Política de PrivacidadeTermos de Uso

© Copyright IT MÍDIA - Todos os direitos reservados