Notícias

Black Friday: priorize a reputação da sua empresa e esteja 100% preparado

Com um pouco menos de 40 dias para o fim de novembro, o período da Black Friday está cada vez mais próximo. A data tornou-se um marco democrático quando se pensa em oportunidades de vendas no varejo, inclusive os pequenos e micro negócios, que com aproveitam esse grande giro de estoque conseguem investir em novos produtos.

Estimativas apontam que de novembro a janeiro o mercado brasileiro tende a aquecer com a BlackFriday, seguida pelo Natal e com a liberação de recursos das contas do PIS/Pasep e do FGTS vem o estímulo para o consumo. Dos cerca de R$ 30 bilhões que deverão ser sacados até o fim do ano R$ 9,6 bi podem chegar ao varejo, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Ainda segundo estimativas, para a consultoria GFK em 2019 a BlackFriday deve ter um aumento de 4% batendo a casa dos R$ 13,5 bilhões e para a CNC o Natal deve movimentar R$ 35,9 bilhões em 2019.

O cenário é animador e vale a pena focar nas vendas, no entanto, é fundamental lembrar que toda empresa precisa antes de tudo estar em dia com questões de compliance (estar em conformidade com leis e regulamentos externos e internos), o que assegura o melhor desempenho no fluxo operacional e financeiro da empresa.

É neste momento em que um componente mais que necessário, imprescindível, deve mais do que nunca entrar em cena, o contador. Segundo pesquisa diagnóstica sobre contabilidade, realizada pelo SEBRAE, os contatos entre empreendedores e contadores acontecem em média 4,6 vezes ao mês, apenas para solucionar burocracias e problemas. São momentos como esses que abrem espaço para que os profissionais possam oferecer um verdadeiro serviço de consultoria contábil.

Ao ter sua gestão financeira acompanhada diariamente, o varejista passa a contar com a segurança na tomada de decisões e com isso identificar oportunidades como: quais produtos entrarão nas próximas promoções e liquidações, a margem de desconto, qual investimento em marketing e até mesmo pensar as promoções relâmpago de forma estratégica, para não colocar em risco o patrimônio.

Além da gestão financeira e contábil, existem dicas efetivas para os varejistas se prepararem antes da Black Friday, entre elas estão a validade de seu Certificado Digital, o teste da emissão das notas e cupons ficais, pois elas são um recibo obrigatório após qualquer transação de venda de produtos ou serviços, o ajuste no fluxo de recepção e entrega de mercadorias, negociar preços e condições junto aos seus fornecedores, preferencialmente casando o pagamento com recebimento dos clientes.

Os varejistas nas vésperas da fase mais rentável do ano precisam se certificar sempre de que estão tomando a melhor decisão para o negócio, o que só é possível a partir do controle financeiro constante. Por fim, o importante é não sair no prejuízo, caso não tenha condições de realizar a Black Friday é melhor se organizar antes, priorizar a marca e a reputação da empresa e estar 100% preparado para a data.

*Por Lars Leber, country manager da Intuit Brasil, empresa multinacional com sede na Califórnia (EUA) que oferece soluções para planejar e simplificar a vida financeira de pequenas empresas e pessoas que trabalham por conta própria.

Recent Posts

Novos executivos da semana: Dahua, Rimini Street, Arcserve e mais

O IT Forum traz, semanalmente, os novos executivos e os principais anúncios de contratações, promoções e…

7 horas ago

Sustentabilidade x IA: emissões da Microsoft sobem 30%

A Microsoft está enfrentando críticas após um relatório revelar um aumento alarmante em suas emissões…

8 horas ago

Centroflora integra e monitora ambientes industriais e automatiza manutenções

O Grupo Centroflora é um fabricante de extratos botânicos, óleos essenciais e ativos isolados para…

9 horas ago

8 oportunidades de vagas e cursos em TI

Toda semana, o IT Forum reúne as oportunidades mais promissoras para quem está buscando expandir…

10 horas ago

Fraudes: 58% das empresas dizem estar mais preocupadas no último ano

Um estudo divulgado na segunda-feira (13) pela Serasa Experian mostra que a preocupação com fraudes…

11 horas ago

82% dos ataques via USB podem interromper operações industriais

A Honeywell divulgou essa semana a sexta edição de seu Relatório de Ameaças USB de…

12 horas ago