BCG: empresas precisam adotar ‘criptoagilidade’ para manter cibersegurança no mundo quântico

Segundo consultoria, tecnologia é ameaça para sistemas de criptografia, mas também criará soluções de proteção

Author Photo
6:56 pm - 04 de novembro de 2021

A computação quântica pode tornar obsoleto tudo o que se faz atualmente no campo da cibersegurança, diz um estudo do Boston Consulting Group (BCG) feito a partir de consultas com mais de 20 experts em tecnologia quântica, segurança online e criptografia. Isso acende um alerta tanto para os fabricantes de soluções, que precisam se valer da nova tecnologia para aprimorar soluções, como para as empresas potencialmente afetadas por cibercriminosos.

Segundo a consultoria, as empresas precisam adotar urgentemente a “criptoagilidade”, conceito que resume a capacidade de dominar padrões criptográficos para reduzir vulnerabilidades.

Computadores quânticos também podem ser usados para distribuir chaves criptográficas, ferramentas que podem ser usadas para detectar a presença de invasores em um link, por meio de um protocolo conhecido como distribuição de chave quântica (Quantum Key Distribution, ou QKD). Esse protocolo, explica a consultoria, se usado em associação com a chave de uso único (one-time-pad, ou OTP), promete segurança de criptografia inquebrável.

O BCG ressalta, porém, que a distribuição de chave quântica ainda é uma tecnologia emergente, com requisitos de adoção caros e muito rigorosos para os padrões atuais. A expectativa é que seu desenvolvimento seja financiado principalmente pelo setor público – em especial o militar – e que tenha adoção limitada em empresas privadas – embora o acesso deva melhorar com o tempo.

Recomendações

A pesquisa recomenda etapas para empresas se prepararem para a criptografia quântica. Primeiro entender que nenhuma organização pode proteger todos os dados, e é preciso priorizar os mais críticos. Depois, tornar o custo de comprometer os dados maior do que o valor deles para os potenciais invasores.

As empresas também precisam se manter atualizadas sobre os avanços da tecnologia quântica e as soluções de segurança que propicia, bem como adotar contingências para diminuir vulnerabilidades. A consultoria recomenda que empresas mais suscetíveis a ataques e que lidam com dados críticos iniciem um projeto-piloto de integração de soluções seguras quânticas o quanto antes.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.