Base de dados da Kaspersky Lab atinge marca de um bilhão de malwares em 2016

Author Photo
4:08 pm - 06 de dezembro de 2016
Base de dados da Kaspersky Lab atinge marca de um bilhão de malwares em 2016

A porcentagem de malware descobertos e adicionados automaticamente ao banco de dados em nuvem da Kaspersky Lab tem aumentado regularmente nos últimos cinco anos. De 7,53%, em 2012, o número avanlou para 40,5% em dezembro de 2016. A proporção cresce em sincronia com o número de novos arquivos maliciosos descobertos diariamente pelos especialistas e sistemas de detecção da empresa – o crescimento foi de 70 mil arquivos por dia, em 2011, para 323 mil por dia, em 2016.

Com esse avanço, a base de dados de malware em nuvem da Kaspersky Lab atingiu a marca de um bilhão de objetos maliciosos, incluindo vírus, trojans, backdoors, ransomware, além de aplicativos de publicidade e seus componentes. Um quinto deles foi descoberto e identificado como malicioso pelo Astraea, sistema de análise automática de malware que opera dentro da infraestrutura da companhoa. A solução foi desenvolvida por conta do aumento exponencial, afinal, o número de ameaças virtuais que surgem todos os dias é tão grande que tornou-se impossível processar cada uma delas manualmente.

Vyacheslav Zakorzhevsky, chefe da equipe de antimalware da Kaspersky Lab, afirmou que ter um bilhão de arquivos maliciosos exclusivos é um marco incrível. O executivo aponta que esse fato mostra a dimensão do submundo do crime virtual, que evoluiu de vários fóruns pequenos que ofereciam ferramentas maliciosas personalizadas para a produção em massa de malware e atividades cibercriminosas feitas sob medida.

“Desse bilhão de arquivos, mais de 200 milhões foram adicionados pelo sistema de análise automática Astraea. Nossos sistemas avançados não somente detectam a grande maioria dos malware conhecidos encontrados diariamente como também descobrem ameaças desconhecidas. Embora os outros 800 milhões de arquivos tenham sido adicionados por outros sistemas internos de detecção ou por nossos especialistas, a contribuição para a base de dados em nuvem da Kaspersky Lab feita por meio do sistema de análise automática é significativo e continuará aumentando”, afirma Zakorzhevsky.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.