Mais lidas
1

Inovação

Potencial B2B do 5G também passa pelas mãos de consumidores, avaliam operadoras

2

Negócios

78% das crianças e dos adolescentes que têm internet acessam redes sociais no Brasil

3

Liderança

Nuvemshop: crescimento no Brasil baliza estratégia para toda América Latina

Inscreva-se na nossa Newsletter

Fique ligado!

Obtenha os mais recentes artigos e atualizações de tecnologia que você precisa saber, você ainda receberá recomendações especiais semanais.

News

E-mail Cadastrado com sucesso! 😄

IT Forum
Fóruns
Notícias
Colunas
Estudos
Vídeos
Podcasts
HIT - Materiais Gratuitos
Newsletter IT Mídia
IT Mídia

3 momentos
no ano

Visite o site
post

IT Forum Ibirapuera

Redescoberta Criativa no maior parque do Brasil.
post

IT Forum Trancoso

Saiba tudo sobre liderança no mercado de TI
post

IT Forum Itaqui

Saiba tudo sobre liderança no mercado de TI

Edições anteriores

Veja todas as edições
(Em breve)

TODAS

Mais recentes

As últimas no IT Fórum

CATEGORIAS
Especiais

Especiais

Artigos exclusivos
produzidos pelo IT Fórum

Liderança

Liderança

Saiba tudo sobre liderança
no mercado de TI

Carreira

Carreira

Notícias para impulsionar
sua carreira

Negócios

Negócios

Grandes empresas,
startups, franquias e mais

Tendências

Tendências

Descubra o que está em
alta em TI

DA REDE

ComputerWorld

O porta-voz do mercado de
tecnologia.

CIO

Gestão, estratégias e
negócios em TI.

Estudos

Estudos destinados a TI e ao mercado

Executivo de TI

CIOs e executivos da indústria de TI que tiveram iniciativas
de destaque.

Antes da TI

Pesquisa com objetivo de
ajudar na tomada de decisões em TI.

As 100+ Inovadoras

Inovação nas maiores empresas do país.

Página de estudos

Veja todos os estudos

IT Forum
  • Home
  • Fóruns
  • 3 momentos
    no ano

    Visite o site
    post

    IT Forum Ibirapuera

    post

    IT Forum Trancoso

    post

    IT Forum Itaqui

  • Notícias
    • Especiais Especiais
    • Liderança Liderança
    • Carreira Carreira
    • Negócios Negócios
    • Tendências Tendências
    • Ver todas as Mais recentes
    • Brandchannels
    • Brandspaces
  • Colunas
  • Estudos
  • Estudos destinados a TI e ao mercado
    • Executivo de TI
    • Antes da TI
    • As 100+ Inovadoras
  • Vídeos
  • Podcasts
  • HiT - Materiais Gratuitos
  • Anuncie
    Envie Seu Release
    Fale Conosco
    Revistas
    Newsletter
    IT Forum IT Forum IT Forum IT Forum
X
  • Home >  
  • Notícias

Bancos digitais ganham preferência em pagamentos e recebíveis após chegada do Pix

Estudo da Transfeera aponta crescimento das operações realizadas em instituições nativas digitais

Redação
16:11 pm - 03 de novembro de 2021
Shutterstock

Operações de pagamento e de recebíveis intermediados por bancos digitais e fintechs deram um salto com a chegada do Pix, inaugurado pelo Banco Central em novembro de 2020. Atualmente, instituições nativas digitais representam mais de 50% de recebimentos de pessoas físicas, de acordo com um levantamento feito pela Transfeera que considera mais de 6 milhões de transações bancárias feitas pela empresa desde abril de 2017. 

O estudo mostra que em agosto de 2019 os bancos digitais representavam pouco mais de 10% das operações de recebíveis de pessoas físicas dentro da plataforma da Transfeera. O número saltou para 30% em 2020 e ultrapassou a casa de 50% em agosto deste ano. Já os bancos tradicionais, que tinham 91% de preferência, observaram queda de mais de 40% no período. 

Leia também: Empresas de consumo lideram transformação digital. Setor público fica na lanterna

Nubank e Banco Inter eram os dois bancos digitais que apareciam na lista de recebimentos de pessoas físicas em agosto de 2019, com 2,92% e 2,47% das transações, respectivamente. Em agosto de 2021, o Nubank chegou a mais de 28%, seguido pelo Inter (7%), PagSeguro (5,52%), PicPay (5%) e Mercado Pago (3,23%). Neon e Original são a opção de pouco mais de 2%. 

Nas operações feitas por pessoas jurídicas, também há perda de mercado dos bancos tradicionais. Enquanto o Nubank atingiu mais de 10% das operações, a Caixa Econômica, por exemplo, caiu de 27% para 4% em quatro anos. As transações pelo Itaú também tiveram queda na plataforma, saindo de 69% em junho de 2017 para 10% este ano — perdendo 50% do market share em quatro anos. 

“No atual cenário de meios de pagamento no Brasil, para que uma empresa se mantenha competitiva, é imprescindível que ela opere no digital. O movimento do dinheiro para os canais digitais já não se enquadra como um diferencial, mas, sim, como uma obrigação, um caminho sem volta”, diz Fernando Nunes, cofundador e diretor comercial da Transfeera. 

O estudo completo pode ser baixado (mediante cadastro) nesse link. 

Tags:
bancos digitais
pagamentos
PIX
recebíveis
Transfeera
Brand Post por EXBIZ

Pesquisa: digitalização muda perfil de consumo de serviços financeiros

Estudo divulgado pela Akamai mostra um novo perfil de cliente, que busca experiências digitais mais completas

Em alta

Inovação

Potencial B2B do 5G também passa pelas mãos de consumidores, avaliam operadoras
Em alta

Negócios

78% das crianças e dos adolescentes que têm internet acessam redes sociais no Brasil
Em alta

Liderança

Nuvemshop: crescimento no Brasil baliza estratégia para toda América Latina
Load more
IT Forum

FÓRUNS

Todos os FórunsIT Forum IbirapueraIT Forum TrancosoIT Forum Itaqui

NOTÍCIAS

Mais recentesLiderançaCarreiraNegóciosTendências

COLUNAS

ESTUDOS

Executivo de TIAntes da TIAs 100+ Inovadoras

VÍDEOS

PODCASTS

HIT

Anuncie
Envie Seu Release
Fale Conosco
Revistas
Newsletter
IT Forum
Política de PrivacidadeTermos de Uso

© Copyright IT MÍDIA - Todos os direitos reservados

Política de PrivacidadeTermos de Uso

© Copyright IT MÍDIA - Todos os direitos reservados

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com nossa Politica de Privacidade e, ao continuar você concorda com estas condições.OkPolitica de Privacidade