Banco Topázio impulsiona negócios com estrutura open banking

Companhia multiplicou em 4 mil vezes a emissão de empréstimos através do formato e reduziu em um terço ciclo de desenvolvimento de produtos

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4:00 pm - 16 de julho de 2020

Fundado em 2005 e atuando com soluções de crédito para parceiros, o Banco Topázio foi um dos primeiros bancos do Brasil a seguir um modelo totalmente Open Banking, adaptando em sua estrutura o uso de APIs abertas, que permitiram às fintechs e parceiros o desenvolvimento de novas aplicações e negócios. 

Com o novo sistema operando a 12 meses sob esse novo modelo, a instituição registra números bem positivos: a emissão de empréstimos cresceu 4 mil vezes; foram gerados R$ 43 milhões em negócios próprios e R$ 500 milhões através de APIs, 65 mil novos contratos de câmbio e além disso, o ciclo de desenvolvimento de novos produtos foi reduzido de um ano para três meses. 

“Construímos hoje uma das plataformas mais amplas de serviço para conectar fintechs, startups, varejistas, meios de pagamento e parceiros. Temos buscado desenvolver experiências à quatro mãos. São essas construções que levam para os usuários finais algo realmente diferente, não um serviço comoditizado ou simplesmente uma exposição de API”, detalha Carlos Klein, Diretor BaaS (Bank as a Service) do Banco Topázio. 

Open banking na prática  

A empresa enfatiza que essa aceleração só foi possível porque o banco implementou um modelo de APIs, onde as principais vantagens são justamente a flexibilidade e praticidade para que o desenvolvedor crie novos produtos a partir dos serviços disponibilizados.  

Segundo Klein, os ganhos por conta da implementação se materializam muito rápido. “Crescemos cerca de 1 bilhão de reais movimentados mensalmente e, diariamente nosso universo transacional, que era mínimo, superou mais de 100 mil transações diárias de pagamentos e recebimentos”. 

De acordo com Marcílio Oliveira, COO da Sensedia, que trabalhou em conjunto com o Topázio para realizar essa restruturação, a combinação de APIs e Microsserviços é possível conectar parceiros e tecnologia, sendo possível criar novos formatos de negócios, sem precisar desenvolver nada novo internamente.  

“Um dos principais conceitos do Open Banking é a capacidade de recombinar serviços e novas experiências e este modelo se aplica muito bem nesse cenário, já que o objetivo é inserir uma experiência financeira enriquecedora na jornada do usuário. A plataforma traz estabilidade e inteligência, principalmente na parte de segurança”, pontua.  

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