Banco PAN reduz 58% dos custos com armazenamento de logs em nuvem
Banco consegue agora coletar e visualizar logs, quase em tempo real, para otimizar a manutenção de seu aplicativo
O Banco PAN, em busca de garantir a disponibilidade de acesso aos serviços de banking, crédito e consumo, implementou a plataforma de observabilidade Elastic, que monitora toda a jornada dos clientes no aplicativo.
A implementação, que contou com o apoio da V8.TECH, gerou como resultado uma redução de 58% dos custos com armazenamento de logs em nuvem. “Antes, havia uma gestão descentralizada de logs e isso dificultava o trabalho do nosso time de desenvolvedores. Agora, temos uma melhor gestão de observabilidade do aplicativo e com um gasto menor”, explica Otoniel Ribeiro, gerente-executivo de Infraestrutura & Cloud do Banco PAN.
Agora, com a tecnologia de observabilidade o Banco PAN consegue coletar e visualizar logs, registros de cada ação realizada dentro do aplicativo, quase em tempo real, para otimizar a manutenção do app. Na prática, isso permite que o banco tenha uma resposta muito mais ágil, garantindo uma experiência mais fluida na plataforma.
“Monitorar a jornada dos nossos clientes é fundamental para diversas áreas do PAN. Olhamos para o todo, desde as áreas de desenvolvimento, até operação e sustentação. Qualquer instabilidade que possa impactar a navegação do cliente merece e é objeto da nossa atenção”, explica Edilson Albuquerque, superintendente de Infraestrutura & Cloud do Banco PAN.
Criação de indicadores
Ribeiro destaca que a implementação da tecnologia gerou mais clareza para a operação como um todo, isso porque, agora com a centralização dos logs, o banco se beneficiou da criação de um novo indicador para acompanhamento de transações financeiras dos cartões de crédito e débito dos clientes. “Isso mostra a eficiência em trazer cada vez mais uma observabilidade orientada a negócios”, destaca o executivo.
Atualmente, todas as informações das operações feitas pelo aplicativo e relatadas pelos logs ficam visíveis para as áreas responsáveis a partir de painéis e relatórios, garantindo mais inteligência para o monitoramento. Outra vantagem da estratégia de gestão de logs é a capacidade do banco em cruzar dados a partir de comportamentos.
Felipe Queiroz, engenheiro de sistemas sênior da V8.TECH ressalta que, hoje, a instituição também pode usar os dados dos logs para gerar ações proativas. “Se for identificado, por exemplo, que alguém com alto engajamento não acessa mais o app há algum tempo, o banco pode tomar uma ação preventiva para evitar o churn. Além disso, podemos também acelerar o processo de identificação de instabilidades e a causa raiz de cada uma delas com processos baseados em Machine Learning e IA. Isso é agregar valor ao negócio”, explica Queiroz.
Atualmente, o Banco PAN, controlado pelo BTG Pactual, conta com mais de 25,2 milhões de clientes e declarou um crescimento de 230% na base desde o quarto trimestre de 2020.