Banco Original usa IA e atinge 86% de resolução em autoatendimento

Tecnologia também tem atuado para personalizar a experiência com o banco

Author Photo
9:06 am - 18 de novembro de 2022

Com a adoção de inteligência artificial, o Banco Original tem conseguido obter maior assertividade em seus serviços. A instituição afirmou ter alcançado retenção, ou seja, quando o cliente se auto-atende por meio da ferramenta, de 86% ao longo de 2022, com sua aplicação em ofertas de produtos e serviços, como crédito e renegociação.

Já a taxa de conversão registrou um incremento de 46%, com 79% de efetividade no 3º trimestre no WhatsApp. O uso do bot de serviços bancários básicos, como consulta de extrato, alteração de limite, consultas de Pix, tiveram um aumento de 12%.

“Temos um cliente cada vez mais exigente e esse comportamento é irreversível”, atesta Fabio Lins, superintendente executivo de canais, Pix, IA e Open Finance do Original. “A Inteligência Artificial no Original está a serviço do novo comportamento do consumidor que, além da exigência, busca a facilidade de um canal que seja o espaço de solução de dúvidas, de contratação de serviços e produtos pontuais e recorrentes”, acrescenta.

Segundo o Banco, a aplicação da tecnologia parte da experiência e centralidade do cliente, somado a um crescimento sustentável do negócio. Depois de os times entenderem o consumidor e suas necessidades, acionam-se as metodologias de ideação para buscar a melhor solução, incluindo questões de fluxo conversacional e de navegação, produtos, serviços e próximos passos.

O uso da IA também se diferencia na possibilidade de hiperpersonalização, com ofertas de acordo com o perfil de cada cliente e serviços contextualizados a sua necessidade, fazendo uma recomendação assertiva.

“A tendência é usar cada vez mais dados para entender o momento de cada cliente e o tipo de produto que faz sentido para ele. Além das ofertas, nosso app já opera dessa forma ao mudar sua forma e aparência conforme o cliente, seu perfil e histórico de navegação”, complementa Lins.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.