Banco ABC garante conformidade a LGPD com solução de privacidade

Instituição financeira implementa plataforma de gestão de privacidade dos dados da OneTrust com apoio da Compugraf

Author Photo
9:16 am - 14 de setembro de 2021
LGPD Reprodução/Shutter Stock

O Banco ABC Brasil, controlado pelo Arab Banking Corporation (ABC) e especializado na concessão de crédito e serviços para empresas, adotou a plataforma de gestão de privacidade OneTrust com objetivo de se adequar aos requerimentos da LGPD. Implementado em parceria com a Compugraf, provedora de soluções de privacidade de dados e segurança da informação, o projeto foi idealizado para proporcionar segurança e confiabilidade.

Cerca de 84% das empresas brasileiras ainda não estão preparadas para as novas regras de privacidade trazidas pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), conforme apontou um levantamento da consultoria ICTS Protiviti. O estudo mostrou que 31,8% do setor financeiro está pronto para as exigências da lei, um desempenho duas vezes maior do que os outros setores da economia brasileira, cuja média nacional foi de 15,2%.

Nessa esteira, o Banco ABC vem tratando o tema privacidade como prioridade. “Privacidade se tornou processo e política interna para seguir todas as boas práticas, garantindo governança e privacidade dos dados. Este fluxo é importante para inovação e transformação digital de qualquer empresa”, comentou o especialista em dados do Banco ABC, Rafael Novischi Kataoka. “Foi essencial para que todos os processos saíssem como o esperado e para estarmos aderentes a LGPD dentro do prazo legal, mesmo com a antecipação da sua vigência em agosto de 2020”.

Leia mais: Estudo: 80% dos brasileiros usam WhatsApp para se comunicar com as marcas

E para atender às necessidades da instituição na implantação do projeto, a equipe especializada da Compugraf, usando tecnologias de última geração da OneTrust, acatou os principais requisitos da Lei em menos de seis meses. “Nós realizamos o projeto em estreita parceria com os recursos do Banco ABC, sendo implementados os módulos que fazem todo o gerenciamento de dados pessoais, bem como o tratamento dos direitos dos titulares, proporcionando uma gestão única e centralizada”, detalhou José Aparecido Anastácio, engenheiro de produto da Compugraf.

O investimento em privacidade, segundo Kataoka, também permitiu à instituição se destacar frente à concorrência. “Operacionalizar e automatizar os processos de gestão de privacidade garante evoluções significativas para alavancar novos produtos e serviços do Banco ABC”, pontuou, ressaltando a importância de garantir a privacidade dos dados de clientes e parceiros.

Dessa forma, o Banco ABC obteve acesso a ferramentas capazes de garantir processos automatizados, além de uma equipe especializada, assegurando desde a criação do protótipo até a implementação da solução ou produto.

O especialista em dados da instituição também elencou os benefícios fornecidos ao cliente final com a implantação. Além de garantir a transparência dos dados fornecidos, a organização disponibilizou um canal digital para auxiliar em todas as necessidades dos clientes e titulares dos dados, atendendo às demandas e garantindo um melhor relacionamento.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.