AWS lança terceira edição de programa de aceleração com foco em energia limpa

A Amazon Web Services (AWS) anunciou a abertura das inscrições de seu programa de aceleração com foco em startups maduras que desenvolvem tecnologias inovadoras de energia limpa. A nova edição Clean Energy Accelerator 3.0 foi anunciada durante uma sessão na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2022 ( COP27), em Sharm el-Sheikh, Egito.

O Clean Energy Accelerator foi, inicialmente, lançado em 2021 como o primeiro programa acelerador da AWS focado em energia limpa. Já o AWS Clean Energy Accelerator 3.0 foi projetado para estimular a coinovação por meio de parcerias. Por meio do programa, líderes da indústria e da academia orientarão startups em tópicos como energia, competência digital, investimento, políticas públicas, inovação e pesquisa avançada.

Segundo a AWS, as principais organizações de energia trabalharão com as startups selecionadas para enfrentar os desafios de energia limpa e descarbonização, enquanto a empresa fornece orientação para acelerar a experimentação, expandir a automação e fornecer insights profundos aproveitando a nuvem.

“O caminho para a descarbonização rápida não é simples ou direto, e precisamos fazer parcerias e destacar empresas que estão avançando no desenvolvimento de tecnologia de energia limpa”, disse Kara Hurst, vice-presidente global de sustentabilidade da Amazon. “As startups estão na vanguarda de grande parte da inovação que pode ajudar a acelerar a transição energética. Com o apoio do Clean Energy Accelerator, a colaboração deste ano poderá se mover mais rapidamente para enfrentar os desafios mais difíceis e criar um planeta mais limpo e saudável”.

Como funciona

O AWS Clean Energy Accelerator 3.0 incluirá 12 semanas de programação virtual e presencial, começando em Seattle, no segundo trimestre de 2023. O programa conta com colaborações e sprints de intercâmbio internacional para promover centros de inovação tecnológica em todo o mundo. A conclusão da iniciativa culminará em um Innovation Showcase que será realizado na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2023 (COP 28) em novembro próximo, em Dubai.

Os dois programas anteriores do Clean Energy Accelerator receberam mais de 600 inscrições de startups representando 63 países. Empresas multinacionais de energia como Enel, Vestas, Iberdrola, Siemens, Gamesa e outras trabalharam com as startups, e haverá um conjunto mais amplo de organizações e apoiadores, como The Climate Pledge Fund, Siemens Energy, Masdar City, Eurelectric e muitos outros.

As inscrições para o Clean Energy Accelerator 3.0 serão aceitas até 1º de janeiro de 2023 e podem ser enviadas pelo link. As startups selecionadas para o Clean Energy Accelerator serão anunciadas em 6 de março de 2023.

Recent Posts

Snowflake concluirá investigação sobre ciberataque que comprometeu 165 clientes

A Snowflake anunciou que encerrará esta semana sua investigação sobre um ciberataque que afetou até…

2 dias ago

Novas oportunidades em TI: cursos e vagas com inscrições abertas

Toda semana, o IT Forum reúne as oportunidades mais promissoras para quem está buscando expandir…

2 dias ago

Rockwell Automation e NVIDIA colaboram para robôs industriais com IA

A Rockwell Automation anunciou novas colaborações com a NVIDIA para impulsionar o desenvolvimento de robôs…

2 dias ago

Real Máquinas melhora gerenciamento de estoque em 40%

A Real Máquinas, rede de concessionárias brasileiras da marca americana de máquinas agrícolas John Deere,…

2 dias ago

EXCLUSIVA: Compass UOL e Databricks fazem parceria em ofertas de dados com IA

A Compass UOL adiantou essa semana, com exclusividade para o IT Forum, que firmou uma…

2 dias ago

TI é consultora da adoção de IA nas empresas, mas falta informação

Quanto mais as empresas adotam aplicações de inteligência artificial, maior é a responsabilidade das equipes…

2 dias ago