Notícias

AWS lança Amazon Bedrock em sua região de nuvem no Brasil

O Amazon Bedrock, serviço para criação de aplicativos de IA generativa da Amazon Web Services (AWS), chega nesta sexta-feira (07) à região de nuvem da companhia no Brasil, a South America, localizada em São Paulo.

O Bedrock foi lançado pela AWS em setembro de 2023. Clientes nacionais já tinham acesso ao serviço desde sua estreia através de outras regiões de nuvem da companhia. Com a oferta localizada para a região de nuvem da empresa em São Paulo, no entanto, a expectativa é de uma redução de latência e ganho de agilidade em tempos de resposta.

A plataforma Amazon Bedrock oferece um serviço totalmente gerenciado para clientes que desejam construir e escalar aplicações de IA generativa. Em seu catálogo estão disponíveis modelos fundacionais como Amazon Titan, Claude, Llama, Jurassic, Mistral e Anthropic, que podem ser usados para construção de serviços de IA ou para ganho de escala.

Segundo Juan-Carlos Gutierrez, head de Tecnologia e Inovação da AWS para a América Latina, a estreia do Bedrock na região da empresa em São Paulo era uma demanda de clientes da companhia, em especial de áreas como setor financeiro, saúde e governo.

Leia mais: Chief AI Officer da SAP é responsável por inovações mais ágeis

“Há alguns casos de uso que não se preocupam com a latência. Mas, em outros casos, como quando você precisa de uma resposta rápida de um chatbot de um call center, a latência vai melhorar”, contou. Além disso, destacou o executivo, o lançamento do serviço no país também busca apoiar clientes com necessidades de residência de dados por conta de regulações específicas.

O Bedrock já soma mais de 100 clientes no Brasil em diferentes estágios de uso – de projetos piloto à implementações em produção. Entre as organizações que já estão fazendo uso do serviço na região estão o C6, PagBank, Somos Educação, Bravante RCC, Inova HC e Gimba.

“Nós temos uma expectativa de crescimento [do Bedrock] porque estávamos ouvindo nossos clientes e eles precisavam disso. Era um requerimento para alguns clientes ter o serviço localmente. Será um crescimento alinhado com o crescimento global da IA generativa”, completou Gutierrez.

Ainda de acordo com o head de Tecnologia e Inovação da AWS, o Amazon Bedrock estreia no Brasil com todos os modelos e serviços disponíveis. A expectativa é que a região também evolua de forma alinhada com a oferta global do Bedrock conforme mais modelos e recursos cheguem ao serviço.

Há uma exceção, no entanto: o Bedrock Studio. Anunciado no começo de maio pela AWS, a ferramenta para “prototipação rápida” de aplicativos de IA ainda está em fase de preview entre alguns clientes, e, por conta disso, não estará disponível para clientes através da região de São Paulo no lançamento.

Além da região de São Paulo, a AWS já anunciou que deverá inaugurar uma segunda região de nuvem na América Latina, sediada no México, no primeiro trimestre de 2025. A expectativa é que o Bedrock também esteja disponível nesta região no futuro.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias! 

Recent Posts

Intel e Softtek anunciam aliança para as Américas

A Intel e a consultoria mexicana Softtek anunciaram na segunda-feira (1º) uma parceria para “acelerar…

3 horas ago

Teki anuncia parceria e se torna primeiro distribuidor oficial do GitHub no Brasil

A Teki, distribuidora brasileira de software que opera totalmente na nuvem, anunciou essa semana uma…

4 horas ago

Medida de suspensão da ANPD contra Meta demonstra força da LGPD no Brasil

A ANPD (Autoridade Nacional de Proteção de Dados) decidiu, hoje, suspender imediatamente a nova política…

5 horas ago

Motorola Solutions anuncia a aquisição da Noggin

A Motorola Solutions acaba de anunciar a aquisição da Noggin, fornecedora global de software baseado…

6 horas ago

ANPD exige imediata suspensão de política da Meta de treinamento de IA

Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) emitiu uma Medida Preventiva determinando a imediata suspensão,…

7 horas ago

Microsoft, DocuSign, Amazon: conheça as 10 marcas globais mais usadas em ataques por e-mail

Um levantamento recente divulgado pela Cisco Talos, unidade de inteligência de ameaças da Cisco, revelou…

8 horas ago