AWS anuncia serviço para implementação de redes 5G privadas

Serviço promete ser uma alternativa simples e ágil para implementação de redes privadas 5G, com hardware e software oferecidos pela AWS

Author Photo
8:31 pm - 30 de novembro de 2021
AWS Adam Selipsky, CEO da AWS, durante a abertura do AWS re:Invent

A Amazon Web Services (AWS) anunciou nesta terça-feira (30), durante seu evento híbrido re:Invent, que irá oferecer um serviço para implementação e operacionalização de redes 5G privadas. Apelidado de AWS Private 5G, a solução é voltada para companhias que querem tirar o proveito de estruturas de conectividade móvel de próxima geração sem lidar com a complexidade de sua gestão.

O serviço promete ser uma alternativa simples e ágil para implementação de redes privadas 5G, prometendo entrega em dias, ao invés de meses. Segundo a AWS, é crescente a demanda de clientes por redes 5G capazes de oferecer mais confiabilidade, cobertura, menor latência e maior largura de banda aos negócios – suportando também uma quantidade cada vez maior de dispositivos. A complexidade de operacionalização destas estruturas, no então, é um fator limitante.

A maioria das redes móveis privadas, exigem que companhias investam tempo, dinheiro e esforço consideráveis ​​em projetos, diz a AWS. Isso envolve a aquisição e integração de diversos componentes de software e hardware, geralmente de múltiplos fornecedores.

Com o AWS Private 5G, a AWS afirma, empresas poderão adquirir, implantar e dimensionar sua própria rede móvel 5G em dias. Clientes poderão fazer a contratação através do console da AWS, com apenas alguns cliques, especificando uma área de cobertura, localização geográfica e quantidade de tráfego que eles esperam que a rede administre.

Leia também: Leilão do 5G já tem seus vencedores. E agora?

A própria AWS será responsável pela entrega e manutenção do serviço, incluindo os componentes de hardware necessários. A oferta do AWS Private 5G inclui unidades de rádio, servidores, software de rede de acesso (RAN) e identidade do assinante módulos (cartões SIM) necessários para configurar a rede privada.

Uma vez que o equipamento é instalado e ligado, a AWS Private 5G configura e implementa automaticamente a rede móvel. Para conectar dispositivos, os clientes simplesmente conectam os cartões SIM fornecidos pela AWS em seus dispositivos. A AWS Private 5G integra-se ao AWS Identity and Access Management (IAM), permitindo que os administradores de rede controlem diretamente quais recursos os dispositivos móveis podem acessar em suas redes móveis privadas.

Segundo a empresa, não haverá taxas iniciais ou custos por dispositivo no AWS Private 5G. Clientes pagarão apenas pela capacidade de rede e taxa de transferência que solicitam.

“Muitos de nossos clientes desejam aproveitar o poder do 5G para estabelecer suas próprias redes privadas on premises, mas eles nos dizem que as abordagens atuais tornam isso demorado, difícil e caro para configurar e implantar”, disse David Brown, vice-presidente, EC2 da AWS. “Com a AWS Private 5G, estamos estendendo a infraestrutura híbrida às redes 5G dos clientes para torná-la simples, rápida e barata para configurar. Os clientes podem começar pequeno e escalar sob demanda, pagando conforme monitoram e gerenciam sua rede a partir do console da AWS”.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.