Avast explica o que fazer se seu celular Android for infectado por ransomware

Avast dá dicas sobre como usar o Modo de Segurança do seu celular

Author Photo
9:30 am - 17 de maio de 2018
Novo ransomware busca vítimas no Brasil

Caso um usuário de celular Android seja vítima de um ataque de ransomware, no qual o smartphone é bloqueado por inteiro, será preciso reiniciar o dispositivo no Modo de Segurança, anular os privilégios de Administrador do Dispositivo (se concedido ao app malicioso) e excluir o aplicativo, o programa ou o plug-in que causaram esse problema.

Para ajudar os usuários a enfrentar essa questão, a Avast, fabricante de antivírus, compartilhou algumas dicas e o passo a passo para abrir o celular no Modo Segurança.

  1. Pressione e segure o botão liga/desliga do smartphone;
  2. Um botão “desligar” aparecerá na tela, permitindo que desligue o dispositivo;
  3. Ligue o dispositivo novamente, pressionando e mantendo pressionado o botão liga/desliga enquanto pressiona simultaneamente os botões para aumentar volume e diminuir volume;
  4. Quando ligar, procure pelas palavras “Modo de Segurança” na parte inferior da tela.
  5. Vá para Configurações> Aplicativos> Gerenciar Aplicativos e encontre e desinstale o aplicativo corrompido.

Vale notar que o processo de Modo de Segurança pode variar um pouco entre os diferentes dispositivos Android (smartphone ou tablet), por isso, é recomendado consultar o manual do usuário.

Em último caso, redefina o celular

A AVast aponta ainda que, se mesmo assim o usuário não conseguir inicializar no Modo de Segurança ou não resolver o problema, a única opção será redefinir o dispositivo com as configurações de fábrica. Isso resolverá, mas também apagará os dados e as configurações armazenados no aparelho. No entanto, se o usuário fizer o backup do dispositivo regularmente, não terá problemas para recuperar a maioria das informações, se não todas.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.