Aumento no monitoramento de funcionários exige novas regras para proteger os trabalhadores

Aumento no uso de ferramentas de monitoramento levou a mais demandas por proteção à privacidade dos funcionários

Author Photo
10:00 am - 06 de janeiro de 2022
vigilância

Este artigo foi publicado originalmente em 30 de novembro de 2021

Como o trabalho remoto aumentou drasticamente durante a pandemia de Covid-19, muitas empresas buscaram maneiras de rastrear os trabalhadores que não estavam mais sob a visão direta dos gerentes. Agora, com as estratégias de trabalho remoto ainda em vigor – e as reaberturas de escritórios sendo adiadas –, o uso de ferramentas de monitoramento continua a crescer.

Na verdade, o uso de tecnologias novas e cada vez mais poderosas para gerenciar e monitorar os trabalhadores se tornou tão comum que há crescentes pedidos de reguladores no Reino Unido e nos Estados Unidos para atualizar as regras para proteger os funcionários.

“Vimos um aumento significativo de interesse na tecnologia de monitoramento de funcionários durante a pandemia”, disse Helen Poitevin, vice-presidente analista do Gartner com foco em tecnologias de gerenciamento de capital humano. “Isso continua à medida que as organizações planejam ambientes de trabalho híbridos, com os funcionários trabalhando de forma mais flexível em casa e no escritório”.

A inovação tecnológica ultrapassou amplamente as legislações de emprego e igualdade existentes, disse Andrew Pakes, diretor de Comunicações e Pesquisa do UK Union Prospect. (Pakes contribuiu para um relatório governamental multipartidário recente sobre monitoramento e gerenciamento de inteligência artificial no local de trabalho.)

andrew pakes 750x750 03 1 100864007 orig
Andrew Pakes, diretor de comunicação e pesquisa da Prospect (Reprodução/Computerworld)

Ele pediu um “novo conjunto de direitos de dados adequados para a era digital” para atualizar as regulamentações de segurança e emprego lançadas no século passado para proteger os trabalhadores em espaços físicos. “Agora estamos entrando em uma era em que o trabalho será definido muito mais pelo uso de dados e riscos digitais baseados na nuvem, e precisamos reavaliar nossos direitos nesse espaço”, disse ele.

Funcionários resistentes ao monitoramento

O monitoramento digital não é um fenômeno novo para funcionários de escritório: os empregadores podem monitorar as comunicações e o histórico do navegador da web, por exemplo. Mas, nos últimos 18 meses, isso se tornou mais comum, e algumas empresas recorreram a ferramentas de monitoramento de produtividade para entender o que os funcionários estão fazendo quando trabalham em casa.

Pesquisas recentes destacaram a tendência. Uma pesquisa de outubro com mais de 2.400 funcionários, realizada pela Opinium em nome da Prospect, mostrou que quase um terço (32%) dos trabalhadores estão sendo monitorados em seus empregos, ante 24% em abril.

“O crescimento do software de monitoramento passou de um problema periférico há três ou quatro anos para um problema de trabalho comum que as pessoas enfrentam em todos os setores e todos os tipos de trabalho”, disse Pakes.

Sempre houve um elemento de monitoramento no local de trabalho, disse ele, embora isso envolva tradicionalmente os gerentes serem capazes de olhar seu escritório ou andar pelo chão de fábrica e ver seus trabalhadores. “Uma grande mudança agora é, com o trabalho híbrido (…) este nível de controle do trabalho está entrando em nossas vidas privadas e em nossas casas”, disse ele. “Isso adiciona um nível diferente de pressão e estresse nas pessoas”.

Uma pesquisa semelhante com funcionários do Australia Institute, um think tank australiano, descobriu neste mês que quase dois quintos (39%) estavam cientes de que estão sendo monitorados. Esse número é repetido por outra pesquisa, conduzida pela Vanson Bourne para o fornecedor de software corporativo VMware, que indicou que 36% dos funcionários sabiam da existência de ferramentas de monitoramento instaladas em sua organização ou que estavam programadas para ser utilizadas.

Esses números são significativamente menores do que 69% dos tomadores de decisão de RH e 63% dos tomadores de decisão de TI que disseram que o monitoramento de funcionários está em andamento – sugerindo uma falta de transparência dentro das organizações. “Isso nos levou a pensar que (…) onde o monitoramento está acontecendo, não é realmente falado ou comunicado aos funcionários”, disse Kevin Strohmeyer, diretor sênior de Gerenciamento de Produtos e Serviços de Espaço de Trabalho da Divisão de Computação do Usuário Final da VMware.

“Essa é uma bandeira vermelha para questões de transparência e confiança”, disse ele.

Os funcionários costumam resistir ao monitoramento, embora menos quando são consultados e recebem uma razão clara para isso.

Na pesquisa Prospect/Opinium, 52% dos entrevistados disseram que os empregadores não deveriam poder usar webcams, com apenas 8% concordando que as empresas deveriam poder usar webcams como bem entendessem. E 28% disseram que o monitoramento de webcam é aceitável em alguns cenários, como durante reuniões ou quando foram notificados sobre isso antes do uso.

Por que as empresas estão rastreando seus funcionários?

O uso de tecnologias de monitoramento não precisa ser problemático: quando feito com o devido cuidado, o rastreamento das atividades de trabalho pode ter vantagens para empregadores e funcionários, disse Poitevin.

Há muitos motivos pelos quais um empregador pode rastrear a atividade do trabalhador, como por motivos de segurança ou para proteger dados altamente confidenciais. O monitoramento também pode ajudar a melhorar a experiência e o bem-estar do funcionário, disse Poitevin, porque oferece uma visão clara e mais imediata do que as pesquisas tradicionais com funcionários.

“Algumas organizações implantam essas ferramentas porque não confiam que seus funcionários estejam trabalhando”, disse Poitevin. “Outros os implantam porque querem ter certeza de que os funcionários podem trabalhar com eficácia, podem ser produtivos e não estão afetando negativamente seu bem-estar trabalhando demais ou ficando isolados.

“Aqueles que os usam com o objetivo de melhorar a experiência e o bem-estar dos funcionários podem ser capazes de encontrar valor nessas ferramentas – desde que a finalidade e o uso dos dados coletados sejam claros para os funcionários”.

O monitoramento deve ser feito em conjunto com pesquisas de feedback para coletar visões subjetivas sobre as atividades de trabalho e desempenho, acrescentou ela. E é importante avaliar as atitudes dos funcionários em relação ao uso de ferramentas de monitoramento, uma vez que podem variar entre grupos de idade, funções de trabalho e geografias.

Se errar, as empresas podem esperar resistência e uma cultura de local de trabalho negativa: a pesquisa VMware/Vanson Bourne aponta para uma maior rotatividade de funcionários entre as organizações que já implementam ou planejam implementar ferramentas de monitoramento (41%), em comparação com aquelas que não têm planos (23 %).

“As organizações que implantam essas ferramentas para verificar se as pessoas estão trabalhando continuarão a minar a confiança”, disse Poitevin. “Aqui, os riscos superam os benefícios”.

Como os funcionários remotos são monitorados?

Com o uso difundido de ferramentas digitais no local de trabalho moderno, há muitas maneiras de monitorar os funcionários individualmente.

A pesquisa Vanson Bourne/VMware, que foi realizada em julho e agosto e envolveu 7.600 entrevistados, destacou várias áreas de vigilância: monitoramento de e-mails (44%), ferramentas de colaboração (43%) e navegação na web (41%), como bem como o uso de rastreamento de vídeo (29%), rastreamento de atenção via webcam (28%) e key-logging (26%).

(As outras duas pesquisas pintaram um quadro bastante semelhante das tecnologias usadas.)

Há, no entanto, uma ampla – e crescente – gama de métodos para rastrear funcionários e obter informações sobre os padrões de trabalho.

Análises mais poderosas e granulares tornaram ainda mais fácil para os empregadores ver onde os funcionários estão gastando seu tempo. Os produtos de monitoramento de funcionários normalmente requerem a instalação de um “agente” de software no dispositivo de um funcionário que gera análises relacionadas ao uso de aplicativos e sites durante o trabalho. Também é possível fazer capturas de tela regulares, registrar as teclas digitadas e muito mais; algumas ferramentas podem até gravar sub-repticiamente vídeo e áudio do laptop de um funcionário.

Não é apenas um software de monitoramento especializado que pode rastrear trabalhadores; até mesmo ferramentas populares de colaboração e produtividade agora podem mostrar informações detalhadas sobre padrões de trabalho individuais e em grupo.

Há muitas inovações acontecendo, também, com reconhecimento facial de IA e ferramentas de detecção de emoção baseadas em biometria para funcionários remotos no horizonte. A Fujitsu, por exemplo, criou um algoritmo de IA que detecta os níveis de concentração rastreando o movimento dos músculos da expressão facial. Em um comunicado no início deste ano, a empresa disse que seu algoritmo será aplicável para “aulas on-line, reuniões on-line e atividades de vendas” à medida que o trabalho híbrido continua.

image 100912503 large
O modelo de IA da Fujitsu detecta o movimento de pequenos músculos no rosto do sujeito, estimando os níveis de concentração com uma taxa de precisão de 85% (Reprodução/Computerworld)

No início deste ano, a Microsoft patenteou um software de detecção de emoções para monitorar o bem-estar dos funcionários com base em várias informaçõess biométricas, incluindo voz e frequência cardíaca. Os dados são então usados para criar uma “pontuação de ansiedade” do funcionário e sugerir ações, como fazer uma pausa na redação de um e-mail quando estiver estressado.

Esses são apenas exemplos de monitoramento de trabalhos de colarinho branco que envolvem o uso de um laptop e em vários trabalhos voltados para o cliente e na linha de frente. O monitoramento digital de funcionários já é comum em várias funções de linha de frente e voltadas para o cliente, com muitos funcionários de depósito sendo obrigados a usar dispositivos de rastreamento vestíveis, por exemplo, enquanto os motoristas de caminhão são rastreados rotineiramente por GPS.

wilneida 2021 headshot 100912731 orig
Wilneida Negrón, diretora de política e pesquisa da Coworker (Reprodução/Computerworld)

A crescente gama de ferramentas e técnicas usadas para monitoramento levou o Coworker.org, um grupo de direitos dos trabalhadores sem fins lucrativos nos Estados Unidos, a criar um banco de dados de centenas de produtos usados para gerenciar e monitorar os trabalhadores em todos os setores.

“Identificamos mais de 130 produtos diferentes de monitoramento de funcionários no local de trabalho e estamos descobrindo novos quase todas as semanas”, disse Wilneida Negrón, diretora de Política e Pesquisa da Coworker e autora do novo banco de dados e de um relatório que o acompanha.

“A Covid deu início a um período de rápida inovação tecnológica, por isso queríamos coletar o máximo de informações sobre todos os produtos de tecnologia usados atualmente no local de trabalho para entender como a indústria como um todo estava evoluindo e as implicações para os trabalhadores”, disse Negrón.

screenshot 2021 11 29 at 18.21.55 100912504 orig
O banco de dados do Coworker lista tudo, desde aplicativos para automatizar a contratação e recrutamento até o monitoramento da produtividade dos funcionários, detecção de ameaças internas, desenvolvimento da força de trabalho e muito mais (Reprodução/Computerworld)

“O que descobrimos ao observar a indústria (…) é que há um mercado crescente e não regulamentado desses tipos de produtos e uma necessidade cada vez maior de salvaguardas e proteções para os trabalhadores”.

A lei existente protege os trabalhadores?

As regras sobre o monitoramento de funcionários variam de país para país, embora seja normalmente legal monitorar funcionários no local de trabalho e os empregadores devam ter um bom motivo para fazer isso. Nos Estados Unidos, o Electronic Communications Privacy Act (ECPA), aprovado em 1986, permite que os empregadores monitorem atividades em dispositivos de propriedade da empresa sem alertar os trabalhadores, embora alguns estados como Delaware, Connecticut e, mais recentemente, Nova York, tenham introduzido mais regras rigorosas que exigem notificação ao monitorar e-mail e outras comunicações.

Há pedidos crescentes de legislação mais forte para lidar com as novas tecnologias que estão sendo usadas no local de trabalho. Por exemplo, no mês passado, o Escritório de Política de Ciência e Tecnologia da Casa Branca pediu uma “declaração de direitos de IA” para proteger os cidadãos contra poderosas tecnologias de rastreamento e tomada de decisões de IA, tanto no trabalho quanto em toda a sociedade, inclusive no local de trabalho.

Isso “esclareceria os direitos e liberdades” em torno do uso de tecnologias baseadas em dados em uma variedade de áreas, incluindo “liberdade de vigilância e monitoramento generalizado ou discriminatório em sua casa, comunidade e local de trabalho”. Uma consulta pública sobre o assunto está em andamento.

Com o influxo de novas tecnologias chegando ao mercado, Negrón disse que as salvaguardas em torno do monitoramento de funcionários precisam ser reforçadas nos Estados Unidos. “Enquanto lutamos para aprovar uma legislação nacional de privacidade do consumidor, as discussões sobre direitos e proteções para funcionários no local de trabalho estão começando a acontecer, mas ainda estão em um estágio inicial”, disse ela. “Enquanto isso, os reguladores não acompanharam e não estão acompanhando a proliferação desse mercado não regulamentado de produtos de tecnologia que se expandiu durante a Covid”.

Na ausência de legislação federal ou estadual e ação regulatória, o ônus recai sobre os empregadores para criar uma cultura de trabalho aberta, disse ela, embora haja uma falta de conscientização sobre o assunto. “Por meio de conversas com os trabalhadores, descobrimos que a maioria nem sabe quais produtos estão monitorando”, disse Negrón. “Assim, os empregadores estão perdendo uma oportunidade importante de envolver seus funcionários, ouvir as preocupações e, juntos, projetar as salvaguardas”.

Solicitações de direitos do trabalhador digital na União Europeia e no Reino Unido

Na Europa, o Regulamento Geral de Proteção de Dados (GDPR) permite que as empresas monitorem as comunicações dos funcionários em determinadas circunstâncias, mas exige que os trabalhadores sejam notificados e estejam totalmente cientes de que o monitoramento ocorre.

As empresas que infringiram as regras do GDPR viram multas pesadas. A subsidiária alemã da empresa de varejo H&M recebeu uma multa de € 35,2 milhões no ano passado por vigilância excessiva de funcionários em relação aos registros mantidos da equipe, enquanto um vendedor alemão de laptop foi multado em € 10,4 milhões pelo regulador estadual por vigilância constante de vídeo de seu trabalhadores em janeiro. No Reino Unido, a firma bancária Barclays está sendo investigada por reguladores pelo uso de software para rastrear a atividade de computador de seus funcionários, o que pode infringir as regras do GDPR.

Os apelos por novas regras para proteger os trabalhadores continuam a crescer em face da rápida inovação. O All-Party Parliamentary Group for the Future of Work publicou recentemente seu relatório final sobre gerenciamento algorítmico em vários setores, alertando sobre o impacto do monitoramento excessivo no bem-estar do trabalhador e dizendo que a questão agora é uma preocupação importante em torno das tecnologias de local de trabalho.

O All-Party Parliamentary Group (APPG) disse que “o uso de tecnologias algorítmicas de vigilância, gestão e monitoramento que realizam novas funções consultivas, bem como as tradicionais, aumentou significativamente durante a pandemia”.

Ele também destacou os efeitos que o monitoramento abrangente e o estabelecimento de metas podem ter na saúde física e mental: “… Um crescente corpo de evidências aponta para impactos negativos significativos nas condições e na qualidade do trabalho em todo o país”, disse o relatório.

Para lidar com essas preocupações, o APPG propõe novos direitos dos funcionários, com um “ato de responsabilidade” que requer “uma explicação completa do propósito, resultados e impactos dos sistemas algorítmicos no trabalho”, juntamente com novos requisitos de transparência impostos aos empregadores. Isso daria aos trabalhadores insights sobre o uso da IA ​​para “monitorar, alocar trabalho, pagar e disciplinar os trabalhadores”.

Pakes, que contribuiu para o relatório do APPG, disse que a Prospect gostaria de ver uma postura regulatória mais rígida sobre as novas tecnologias que poderiam ter efeitos adversos.

“Gostaríamos de ver regulamentações para garantir que a tecnologia digital seja usada de forma justa no espaço de trabalho, apoiada por regras mais rígidas em torno de tipos específicos de tecnologia [que] são invasivos, como software de reconhecimento facial e o novo desenvolvimento de software de reconhecimento de emoção”, disse Pakes.

Dada a sua ampla utilização, o monitoramento de funcionários é um problema que cada vez mais trabalhadores enfrentarão, disse Negrón: “É seguro dizer que em algum momento, todos nós entraremos em contato com produtos de tecnologia que nos monitorarão de maneiras diferentes no local de trabalho”.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.