Aumento da capacidade de transferência de dados com EUA abre portas para ramo da astronomia

Author Photo
5:05 pm - 27 de julho de 2016
Aumento da capacidade de transferência de dados com EUA abre portas para ramo da astronomia

A agilidade na troca de informações, com uma taxa de transferência de 2.2 gigabytes por segundo entre os Estados Unidos e o portal do Laboratório Interinstitucional e-Astronomia, garantirá aos pesquisadores brasileiros focados nos dados do projeto Sloan Digital Sky Survey capturar imagens e espectros de vastas regiões do céu para estudos em diferentes áreas da astronomia.

A distribuição dos dados é feita pelo LineA, laboratório interinstitucional criado em 2009 e apoiado por três institutos de pesquisa ligados ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC): o Observatório Nacional (ON), o Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) e a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). O objetivo do laboratório é dar suporte à participação brasileira em levantamentos astronômicos gerando grandes volumes de dados com colaboração internacional.

O coordenador do LIneA, Luiz Nicolaci, ressalta a necessidade de integração entre Brasil e Estados Unidos para colaborações futuras em astronomia. O portal recebe anualmente mais de 5 mil visitas. A previsão é de que os últimos dados do Sloan Digital Sky Survey (SDSS) obtidos pelo LIneA sejam disponibilizados à comunidade acadêmica a partir de domingo (31/7).

*Com informações do MCTIC

Tags:

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.