Notícias

Atvos faz migração de sistemas para nuvem com apoio da Atos

A consultoria global de TI de origem francesa Atos anunciou que é a parceira escolhida para apoiar a produtora de biocombustíveis Atvos em uma jornada de transformação, que começou pela migração de infraestrutura de tecnologia para a nuvem. O processo de migração dos principais sistemas corporativos da organização foi concluído em cerca de sete meses.

O novo ambiente usa soluções de nuvem do Google Cloud. O projeto contou com mais de 20 experts da Atos e foi desenvolvido visando menor impacto no ambiente produtivo do cliente.

A mudança faz parte da estratégia de crescimento da Atvos, que prevê investir R$ 4,6 bilhões até a safra de 2025/2026 para expandir índices de produção e ampliar aportes em novas tecnologias e inovação, tanto nas lavouras como nas agroindústrias. Com a migração para a nuvem, segundo a Atos, a companhia ganha eficiência e escalabilidade, e garante controle melhor de gastos.

Leia também: O que difere um parceiro estratégico de um prestador de serviço de TI?

“Esta é uma iniciativa que vai possibilitar um aumento importante da capacidade do ambiente de processamento de dados da companhia, o que vem ao encontro do novo e intenso momento de crescimento e transformação pelo qual a Atvos vem passando desde a última safra”, diz Alexandre Maganhato, CTO da Atvos. “Este movimento abre caminhos promissores para um futuro de crescimento e transformações significativas, alinhando-nos às tendências de sustentabilidade e novas tecnologias disponíveis no mercado.”

Nuvem sem paradas

Daniel López, diretor de operações da Atos na América do Sul, diz que o projeto foi feito com o menor tempo de parada possível. “Ou seja, entregamos inovação sem paralisar a operação e considerando o tempo certo para não impactar o período de entressafra de cana-de-açúcar”, diz.

Com a migração, a expectativa da Atos é expandir projetos com a Atvos, envolvendo aplicações na nuvem com inteligência artificial.

Além de nuvem, a Atos também fornece soluções de cibersegurança para a Atvos desde 2022. A parceria consiste em proteger o ambiente digital da empresa por meio da plataforma Atos MDR, que promete proteção contra possíveis ataques, caça a ameaças, e monitoramento de cerca de 50 milhões de eventos de segurança, além de análise e respostas a incidentes.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Recent Posts

Gameficação ajuda Raízen a atrair 22 mil jovens para vagas de aprendiz

A Raízen, gigante produtora de açúcar e de etanol, queria melhorar seus processos de contratações…

29 minutos ago

IA generativa é a solução de inteligência artificial mais adotada por empresas

A IA generativa é a solução mais adotada entre as empresas que apostam em algum tipo…

1 hora ago

13 comportamentos relacionados ao uso abusivo de tecnologia

Um estudo feito por um grupo de psiquiatras liderados por Carmita Abdo, psiquiatra e professora…

2 horas ago

Novos executivos da semana: Dahua, Rimini Street, Arcserve e mais

O IT Forum traz, semanalmente, os novos executivos e os principais anúncios de contratações, promoções e…

3 dias ago

Sustentabilidade x IA: emissões da Microsoft sobem 30%

A Microsoft está enfrentando críticas após um relatório revelar um aumento alarmante em suas emissões…

3 dias ago

Centroflora integra e monitora ambientes industriais e automatiza manutenções

O Grupo Centroflora é um fabricante de extratos botânicos, óleos essenciais e ativos isolados para…

3 dias ago